Sociedade

Hortas da encosta do Castelo de Leiria desactivadas temporariamente

24 out 2022 16:46

Suspensão deve-se à intervenção em curso na encosta do castelo e que irá também abranger a zona ocupada pelo projecto Hortas Verdes. Utilizadores podem usar talhões da Quinta do Gordalina.

hortas-da-encosta-do-castelo-de-leiria-desactivadas-temporariamente

As hortas existentes no antigo horto municipal de Leiria, junto à avenida 25 de Abril, vão ser desactivadas temporariamente devido à empreitada de requalificação do parque da encosta do castelo, que também abrange aquele espaço.

Enquanto decorrer a intervenção nas hortas, os utilizadores poderão ocupar talhões na horta da Quinta da Guardalina, que vai ser ampliada, explicou o vereador Carlos Palheira durante a última reunião de câmara.

O autarca adiantou ainda que o município irá disponibilizar apoio logístico a quem pretenda fazer a mudança. A intervenção na hora da encosta do castelo contempla a reformulação e melhoria do sistema de rega, a melhoria dos acessos, a reconstrução das estufas, a recuperação dos estufins e, ainda, a criação de espaços destinados a sanitários. Está também prevista uma reorganização dos talhões, que, segundo Carlos Palheira, passarão de 23 para 15.

"Ciente das perdas do investimento adicional de cada utilizador para aceder ao espaço alternativo, quer na instalação de novas culturas, quer por impossibilidade de rentabilização das culturas em produção", a cCra de Leiria aprovou, na semana passada a isenção de pagamento de renda aos utilizadores se mudem da horta da encosta do castelo para Quinta da Guardalina. Em causa está um valor médio mensal de cinco euros por cada talhão, sendo que a isenção vigorará até 30 de Setembro de 2023;