Saúde

Hospitais do Oeste aumentaram cirurgias e consultas e reduziram listas de espera em 2021

26 jul 2021 14:47

Unidades de Saúde de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

hospitais-do-oeste-aumentaram-cirurgias-e-consultas-e-reduziram-listas-de-espera-em-2021
Hospital de Caldas da Rainha
DR
Redacção/Agência Lusa

Os três hospitais do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento das consultas e cirurgias realizadas e uma redução do número de doentes em lista de espera comparativamente a 2020.

Segundo o CHO, no primeiro semestre de 2021, foram realizadas 3.081 cirurgias nos seus hospitais, número que representa mais 470 operações realizadas e uma subida de 18% comparativamente ao mesmo período de 2020, de acordo com os dados disponibilizados hoje, em comunicado, pela Administração hospitalar.

No balanço, o CHO sublinha que os dados apurados revelam manter-se “a tendência na redução da lista de espera para cirurgia”, encontrando-se atualmente menos 282 doentes a aguardar por cirurgia (comparativamente a 2020) e menos 752, quando comparado com junho de 2019.

O tempo médio de espera para cirurgia regista também uma descida de 71 dias comparativamente ao ano anterior.

O centro hospitalar adianta que o número de consultas externas registou, neste primeiro semestre, “um aumento significativo”, com a realização, até 30 de junho, de 80.068 consultas nos hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.

O número de consultas aumentou em 17.084, o que representa um crescimento de 27,1% em relação ao período homólogo.

Os doentes em lista de espera para consulta “têm vindo a diminuir de forma consistente desde 2019”, refere o CHO, precisando que existem actualmente menos 3.234 (-24,5%) doentes a aguardar por consulta do que em igual período do ano passado, e menos 7.847 comparativamente a Junho de 2019.

O CHO destaca também a redução da duração média do internamento em 0,3 dias, sendo que, no primeiro semestre do ano passado, um doente esteve em média internado 7,8 dias e este ano a média é de 7,5 dias.

Resultados que, segundo o CHO, “evidenciam o profissionalismo, o empenho e a dedicação dos profissionais” da instituição que registou “um aumento da atividade assistencial e uma redução das listas de espera para consultas e cirurgias, mesmo em tempos pandémicos”, conclui o comunicado.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.