Sociedade

Hospital de Leiria “ainda” tem condições para receber doentes Covid

11 jan 2021 10:56

Instituição pede aos utentes que sejam “parcimoniosos” no recurso à urgência geral e alerta que a disponibilidade dos recursos será “tanto maior quanto mais responsável, cooperante e tolerante for o comportamento da população”.

hospital-de-leiria-ainda-tem-condicoes-para-receber-doentes-covid
Nos dias 4, 5 e 6 de Janeiro, a urgência Covid do hospital de Leiria registou "entre 70 e 100 admissões"
Ricardo Graça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL), "por enquanto”, ainda tem condições para “continuar a receber doentes COVID urgentes e doentes não Covid. A instituição não consegue, no entanto, prever durante quanto tempo vai ser possível manter essa disponibilidade. 


Num comunicado emitido ontem à noite, o CHL frisa que o aumento do número de infectados tem-se reflectido numa maior procura de acessos à urgência Covid e, em sequência disso, no aumento dos tempos de espera. 


“Nos últimos dias de 2020 e até ao dia 3 [de Janeiro] registámos entre 50 e 60 admissões [na urgência Covid] e nos dias 4 a 6 tivemos entre 70 e 100 admissões e, naturalmente, os tempos de espera aumentam, a insatisfação dos utentes também, a exaustão dos profissionais idem. É inevitável”, pode ler-se naquela nota. 


O CHL sublinha que “qualquer unidade de saúde, em qualquer ponto do País, tem necessariamente uma capacidade limitada pela sua estrutura e disponibilidade de recursos humanos”, advertindo que essa disponibilidade será “tanto maior quanto mais responsável, cooperante e tolerante for o comportamento da população”.


Por isso, a instituição lança um apelo à população para que ajude a travar a pandemia, “ficando em casa, diminuindo os contactos ao máximo” e “cumprindo escrupulosamente as normas de etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando frequentemente as mãos”.


Naquele comunicado, os responsáveis do CHL pedem também aos utentes que sejam  “parcimoniosos” no acesso às urgências gerais. “Se tiverem sintomas compatíveis com a infecção pelo coronavírus devem deslocar-se primariamente à ADR-C [Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios] instalada no Estádio Municipal, libertando as urgências para as situações verdadeiramente urgentes, e, antes disso, devem ligar para a linha Saúde24 e seguir as instruções”, aconselha a instituição.


Assegurando que os cerca de 400 mil utentes do CHL podem continuar a contar com “a disponibilidade total e o empenho absoluto dos seus profissionais”, a instituição reconhece, no entanto, que “não é possível garantir um atendimento isento de esperas, erros e falhas”.

“Estamos a trabalhar em cenário de contingência, com recursos necessariamente escassos para a procura”, nota o comunicado.