Sociedade

Hospital de Leiria anuncia nova unidade de colheitas

13 mai 2020 10:42

Resulta da necessidade de se redefinir circuitos de circulação de utentes externos (não internados) dentro do Hospital de Santo André, no âmbito da pandemia Covid-19

hospital-de-leiria-anuncia-nova-unidade-de-colheitas
Capacidade para 130 utentes por dia, além de testes Covid-19
DR

O Serviço de Patologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) tem em funcionamento uma nova Unidade de Colheitas, que efectuará as colheitas normais do serviço e testes à Covid-19, anunciou hoje.

A nova unidade funciona no piso 02 do Hospital de Santo André, junto ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, e tem acesso do exterior a partir da Consulta Externa.

De acordo com o comunicado do CHL, resulta da necessidade de se redefinir circuitos de circulação de utentes externos (não internados) dentro do Hospital de Santo André, no âmbito da pandemia Covid-19, de forma a evitar grandes concentrações de pessoas no mesmo local e a garantir a segurança de todos os utentes, independentemente dos motivos que os levam a acorrer ao Hospital.

A Unidade de Colheitas é composta por quatro postos totalmente equipados, e recebe os utentes que, em consulta externa, necessitam de efectuar algum tipo de exame de diagnóstico e terapêutica por parte do Serviço de Patologia Clínica.

Está preparada para efectuar para já 130 colheitas por dia, podendo chegar em breve às 200 colheitas diárias, acrescendo ainda entre 100 e 200 colheitas por semana para testes Covid-19, efectuadas por agendamento no período da tarde.

As colheitas são agendadas pelas equipas de assistentes técnicos que vão preenchendo a agenda que resulta da prescrição médica das demais especialidades existentes no CHL, assim como dos utentes enviados pelo Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques, com quem o CHL possui acordo de realização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

O Laboratório de Patologia Clínica do CHL realiza uma média de 100 testes por dia, prevendo-se que possa chegar pelo menos aos 150 testes por dia, tendo já efectuado mais de 5.000 testes à Covid-19, refere o CHL. Estes testes são realizados numa zona reservada do laboratório, com duas pessoas em exclusividade e mais duas a três pessoas que reforçam a equipa quando necessário, e o equipamento permite analisar até 70 amostras de uma vez, procedimento que demora cerca de seis horas.

O Centro Hospitalar de Leiria investiu até à data 420.000 euros em equipamento, reagentes e materiais laboratoriais de manuseamento de amostras para a realização destes testes, e está previsto um investimento adicional de 1,1 milhões de euros no segundo semestre de 2020.