Saúde

Hospital de Leiria cria unidade  de internamento na urgência geral

22 nov 2022 10:04

Nova unidade é composta por 20 cama e visa  facilitar o fluxo de doentes com entrada no hospital através do serviço de urgência que contará agora com um médico intensivista 24 horas por dia

hospital-de-leiria-cria-unidade-de-internamento-na-urgencia-geral
Nova unidade é composta por 20 camas e visa facilitar o fluxo de doentes entrados através do Serviço de Urgência
Ricardo Graça

Facilitar o fluxo de doentes com entrada no hospital de Leiria através do Serviço de Urgência Geral (SUG) é o objectivo da nova unidade de internamento de curta duração criada nas urgências, cuja sala de emergência passará a contar com um médico intensivista 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Segundo Maria João Canotilho, directora do SUG, unidade permite “agilizar os procedimentos dos doentes, sendo “mais rápida” a identificação daqueles que devem ficar internados. Desta forma, é possível fazer “uma gestão mais adequada do fluxo diário do serviço até os doentes serem transferidos para a enfermaria ou terem alta hospitalar”, salienta a médica, citada numa nota de imprensa do Centro Hospital de Leiria (CHL). 

Nesse comunicado, a instituição adianta que a nova unidade de internamento é composta por 20 camas, com a possibilidade de ter mais cinco suplementares “em situações de sobrelotação de doentes” no SUG, e funcionará 24 horas por dias, sete dias por semana.

Nesta unidade são admitidos “doentes estáveis, cujas necessidades podem ser satisfeitas numa enfermaria hospitalar, sob a responsabilidade da Medicina Interna ou outra especialidade médica com critérios de internamento e expectativa de manutenção no SUG superior a 24 horas”, explica o CHL.

Também na sala de emergência da urgência geral haverá alterações, com a presença, em permanência, de um médico intensivista, que é o “gestor” do doente crítico, “cuja vida se encontra ameaçada por complicações e que necessita de cuidados e tratamentos imediatos, altamente diferenciados. 

Para Maria João Canotilho, “a presença contínua de um médico intensivista no SUG para o tratamento de doentes emergentes e críticos é fundamental para prestarmos os cuidados mais adequados e, simultaneamente, diferenciarmos a nossa capacidade de resposta, mais atempada e eficiente”.