Sociedade

Hospital de Leiria encerra áreas dedicadas à Covid-19

9 mai 2022 15:49

Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infecção Respiratória Aguda do Serviço de Urgência Geral encerra dia 10

hospital-de-leiria-encerra-areas-dedicadas-a-covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai encerrar as Áreas Dedicadas a Doentes com suspeita de Infecção Respiratória Aguda (ADR), assim como as áreas dedicadas Covid-19 nos internamentos, com excepção no Bloco de Partos e no Serviço de Medicina Intensiva, e adaptar os circuitos e medidas de prevenção e controlo de infecção nos Serviços de Urgência e internamento hospitalar.

A decisão do Conselho de Administração do CHL anunciada hoje dá sequência à norma emitida pela Direcçã-Geral da Saúde.

A ADR do Serviço de Urgência Geral (SUG) encerra às 8 horas do dia 10 de Maio, passando a vigorar o circuito interno de encaminhamento do doente respiratório no SUG.

O Serviço de Urgência Pediátrica deixa de ter uma área destinada aos doentes com suspeita ou confirmação de Covid-19 (sala de espera e observação), mantendo as medidas de prevenção e controlo de infecção, e reservando uma área para realização dos testes adequados para Covid-19.

No internamento do Serviço de Pediatria é garantido o isolamento de gotículas ou de via aérea, conforme a necessidade.

De acordo com as orientações do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência ao Antimicrobianos do CHL, as três unidades hospitalares devem garantir que o internamento dos utentes com suspeita ou confirmação de infecção por SARS-CoV-2 ocorra em segurança, com a implementação de medidas de prevenção e controlo de infecção, com a utilização de equipamentos de protecção individual adequados pelos profissionais de saúde, higiene das mãos e uso de máscara cirúrgica por todos os utentes, refere uma nota de imprensa.

Os cuidados aos doentes com infeção por SARS-CoV-2 que necessitam de internamento serão assumidos pelos serviços de cada especialidade.

Os doentes que necessitem de cuidados muito diferenciados, devem ser internados em zonas dedicadas destas unidades (como o Serviço de Medicina Intensiva, Unidade de AVC ou Unidade de Neurocríticos), para garantir em simultâneo a adequação prestação de cuidados de saúde diferenciados e das medidas de prevenção e controlo de infecção.