Sociedade

Hospital de Leiria escolhido para tratar doente crítica vinda da Madeira

5 out 2018 00:00

Paciente foi transportada em avião militar, que aterrou na Base Aérea.

hospital-de-leiria-escolhido-para-tratar-doente-critica-vinda-da-madeira-9325
Maria Anabela Silva

O hospital de Leiria foi a unidade escolhida para receber e tratar de uma doente proveniente da Madeira, que se encontrava em estado “grave”, a precisar de uma intervenção urgente ao nível da traqueia.

A transferência teve lugar no final da semana passada, com recurso a um avião militar medicalizado, que aterrou na Base Aérea n.º 5, em Monte Real.

Segundo o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a viagem entre o Funchal e o Hospital de Santo André, que incluiu também o transporte em ambulância entre a BA5 e a unidade de saúde, “demorou apenas 1:50 horas, reduzindo muito o risco neste tipo de intervenções, e que foi determinante para o sucesso”.

De acordo com o CHL, a paciente enviada pelo hospital do Funchal apresentava um quadro clínico “com graves dificuldades respiratórias, sugestivo de estenose [obstrução] da traqueia em doente traqueostomizada há cerca de dois anos após Acidente Vascular Cerebral”. Uma situação “grave” que implicava a transferência “com urgência” para uma unidade especializada.

A escolha do hospital do Funchal recaiu no Serviço de Pneumologia do CHL, envolvendo também os serviços de Anestesiologia e Medicina Intensiva. “A decisão (…) naturalmente reconhece a especialização e a qualidade dos cuidados prestados pelo nosso serviço pelos colegas do Funchal”, refere o CHL.

No hospital de Leiria, a doente foi submetida “a vários procedimentos endoscópicos, sob anestesia geral, após o que ficou estabilizada e com respiração autónoma”. Recebeu alta na terça-feira, apesar de estar em condições de o fazer 48 horas antes, o que só não aconteceu porque aguardava “disponibilidade de transport

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ