Economia

Hoteleiros da região já estão a ganhar com investimentos em Lisboa

4 fev 2016 00:00

Empresários da região aproveitam dinâmica da capital

hoteleiros-da-regiao-ja-estao-a-ganhar-com-investimentos-em-lisboa-2968

Quando o assunto é viagens, Lisboa está nas bocas do mundo. Menções na imprensa internacional, prémios nos chamados óscares do turismo, investimento de companhias aéreas. Mas, mais importante do que o interesse crescente pela cidade, são os resultados, os impactos no sector.

E aí não restam dúvidas: de Janeiro a Agosto de 2015, últimos dados conhecidos, os proveitos da hotelaria aceleraram 14% face ao ano anterior e tanto os número de hóspedes como de dormidas estão a crescer.

Em todo este dinamismo, há também a visão de empresários da região de Leiria e Ourém, que estão a operar hotéis na capital.

É o caso de José Frazão, que investiu 7,5 milhões de euros na baixa pombalina, em Lisboa. A funcionar há nove meses, o Hotel Lis apresenta uma taxa de ocupação média superior a 80% e é procurado sobretudo pelo mercado francês.

Trata-se de um empreendimento de charme, na Rua dos Douradores, com quatro estrelas e 49 quartos, instalado num edifício cuja construção remonta ao início do século XIX. Outros hóspedes chegam de Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, mas também da Escandinávia, do Brasil e da Rússia.

São essencialmente turistas, a maioria de meia-idade, com poder de compra e nível cultural acima da média.