Economia

ICNF trava alargamento da zona industrial de Alvaiázere

20 jan 2019 00:00

Ampliação bloqueada por espécies protegidas.

icnf-trava-alargamento-da-zona-industrial-de-alvaiazere-9727

A existência das espécies protegidas sobreiros e azinheiras na zona industrial de Tróia, em Alvaiázere, está a impedir a sua ampliação, apesar da candidatura ao Portugal 2020 para a Área de Localização Empresarial ter sido aprovada.

Aproveitando a presença do ministro- adjunto e da Economia e da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa para a apresentação do concurso público para projectos de inovação social, Célia Marques alertou que é necessário “possibilitar a criação de emprego para potenciar a fixação de pessoas” em territórios de baixa densidade.

“Precisamos de aligeirar e desburocratizar processos para que matérias tão importantes, como a ampliação de uma zona industrial, não se arraste por meses a fio como o que está acontecer no meu concelho”, revelou a presidente da Câmara de Alvaiázere.

Célia Marques explicou ao JORNAL DE LEIRIA que há cerca de um ano que o projecto de ampliação, previsto no Plano Director Municipal, foi aprovado  pelo Programa 2020. “No entanto, o ICNF [Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas] está a bloquear a situação. Como existem no local espécies protegidas, não nos permitem retirá-las.”

A autarca informa que já apresentou uma declaração de imprescindível interesse público e um plano de compensação de gestão florestal,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ