Economia

IDD.net celebra uma década com meia centena de empresas

23 nov 2018 00:00

Volvidos dez anos de actividade, a Incubadora D. Dinis atingiu uma velocidade cruzeiro. Dá impulso a cerca de 50 empresas, que, juntas, geram 100 postos de trabalho

iddnet-celebra-uma-decada-com-meia-centena-de-empresas-9493
Daniela Franco Sousa

Quando deu início à sua actividade, em 2008, a Incubadora D. Dinis, de Leiria, era a casa de sete empresas que procuravam o seu lugar ao sol. Uma década depois, aquela que é hoje denominada IDD.net, conta com uma taxa de ocupação praticamente plena. Dá impulso a cerca de 50 empresas, grande parte delas de cariz tecnológico, que geram 100 postos de trabalho. E só no último ano, o volume de negócios realizado pelas empresas incubadas alcançou os 17 milhões de euros.

Na passada quinta-feira, para assinalar o décimo aniversário da IDD.net, parceiros e antigas e novas empresas em incubação, partilharam com o público os negócios que têm resultado do trabalho da IDD.net e teceram planos para os anos vindouros.

Cristina Barros, presidente da incubadora, começou por destacar o empenho de Isabel Marto, directora- -executiva da IDD.net, presente desde o início neste projecto, e que tem sido a sua “força motriz”.

Cristina Barros explicou que o objectivo foi, desde o início, criar uma estrutura de gestão sustentável, que promovesse o empreendedorismo, com novos produtos, novos processos, novos tecnologias ou novos modelos de negócio, um ecossistema que assentasse sobre uma rede de associados, que fossem parceiros ou financiassem as ideias.

O ano 2011 foi um marco importante, com a redefinição da estratégia da incubadora que passou a designar- se IDD.net, colocando a tónica no trabalho em rede de várias empresas, maioritariamente de cariz tecnológico.

Os anos 2014 e 2016 foram também importantes, uma vez que corresponderam ao período de obras de remodelação do edifício, e do aumento da área de incubação, respectivamente.

O ano passado foi também relevante, data em que esta estrutura atingiu uma taxa de incubação de 100%; criou programas de aceleração de ideias regionais; foi promotora líder do projecto REiNOVA – (de reindustrialização de sectores produtivos tradicionais); e aderiu ainda à rede nacional de incubadoras.

Actualmente envolvida em cinco projectos nacionais e dois internacionais, “a incubadora está em velocidade cruzeiro e o futuro só pode ser bom”, considerou Cristina Barros. Entre os casos de sucesso de empresas instaladas na IDD.net encontra- -se a Sound Particles, por exemplo.

Nuno Fonseca, professor do Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolveu o software 3D áudio Sound Particles, realçou a importância do apoio da incubadora, que o ajudou a catapultar a sua tecnologia para os grandes estúdios de cinema de Hollywood.

Vocacionada para grandes produções cinematográficas, esta tecnologia já foi utilizada em filmes como o remakedo Poltergeist, The Forest, The Walk, Steve Jobs, Batman V Super-Homem,Tartarugas Ninja Heróis Mutantes:O Romper Das Sombras, O Dia da Independência: Nova Ameaça, Os Caça-Fantasmas, Os Sete Magníficos, entre outros.

O encontro de quinta-feira serviu também para apresentar o S@ra, o sistema de automação e registo alimentar, desenvolvido por Ângela Leal com o apoio da IDD.net; para apresentar uma plataforma de serviços de audiologias digitais chamada Evollu, que, nascida em Leiria, espera estar presente em 200 a 300 farmácias portuguesas já no próximo ano; e ainda o projecto Once Upon a Trip, uma

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ