Sociedade

Idosos dos Pousos em êxtase após terem sido recebidos pelo Papa

16 jun 2022 09:30

Utentes tinham escrito carta a Francisco a pedir encontro no Vaticano

idosos-dos-pousos-em-extase-apos-terem-sido-recebidos-pelo-papa
.
DR
Daniela Franco Sousa

Sorrisos, lágrimas, abraços e silêncios. Era ainda um misto de emoções que sentia o grupo de idosos do Centro Social Paroquial dos Pousos (Leiria), quando ontem de manhã falava ao JORNAL DE LEIRIA do seu encontro com o Papa, vivido minutos antes, no Vaticano.

Em Janeiro, recorde-se, utentes do centro escreveram uma carta a Francisco, sugerindo um encontro onde, conforme a escolha do pontífice, houvesse chá ou vinho. A expectativa era inicialmente que o Vaticano respondesse com uma bênção papal, que esperavam poder emoldurar e colocar à entrada da instituição.

Surpreendentemente, o Santo Padre aceitou o desafio e a viagem acabou mesmo por se realizar, com uma comitiva de 12 utentes do lar, acompanhados de 13 cuidadores, a partirem esta segunda-feira em direcção a Roma.

O encontro com o Papa decorreu ontem, pela manhã, ficando o regresso a Leiria agendado para hoje, quinta-feira.

“Foi maravilhoso”, partilhava Mariana Stoca, de 85 anos. “Beijei a mão ao Papa e desejei-lhe as melhoras, porque tem estado doente. Ele ofereceu-me um terço”, explicava a idosa, radiante com uma experiência que foi “tudo o que gostaria”. Na noite anterior quase nem dormiu de tanto entusiasmo, sublinhava.

“Tem sido tudo surreal, desde o envio da carta até ao encontro com o Papa”, contava Fátima Silva, enfermeira do centro, que integrou a comitiva para assegurar que todo o grupo se manteria bem de saúde. “Estão muito felizes e estão todos bem, mostrando-se até mais autónomos, dentro do que são as suas dependências, sendo que quase todos utilizam cadeira de rodas”, observava a enfermeira.

“Estivemos no beija-mão e nunca pensámos que o Papa fosse receber os idosos, um a um. Tocaram -lhes, beijaram-lhe a mão e ele ofereceu um terço a cada idoso”, relatava Alexandra Neves, secretária da direcção do centro, que também integrou a comitiva.

“Nós oferecemos vinho, com o qual ele nos disse que iria brindar à vida, Demos ainda uma tela, com a Nossa Senhora de Fátima e um terço feito de botões, elaborado por uma utente”, contava Alexandra Neves.

Na sua homilia, o Santo Padre fez ainda referência ao centro paroquial, bem como ao combate à solidão e ao isolamento na terceira idade. “Quase parecia ter sido uma homilia feita para nós”, congratulava- se Alexandra Neves.

Projecto futuro: Academia dos Sonhos Sénior
 
Para muitos destes idosos, esta iniciativa foi também a sua oportunidade para sair pela primeira do País, viajar de avião e dormir num hotel, realçava Alexandra Neves.
 
Proporcionar grandes experiências na terceira e na quarta idade tem sido de resto um dos objectivos deste centro, que aproveitou esta viagem ímpar para formalizar, a partir do Vaticano, a futura Academia dos Sonhos Sénior, que irá continuar a trabalhar nos desejos dos idosos, com o apoio desta instituição, de empresas e de outros benfeitores que se queiram associar ao projecto.
 
Um casal de benfeitores desta viagem a Roma, que também esteve presente em Itália, acabou por ser também surpreendido pelo centro. Numa cerimónia na Basílica de São Paulo Extramuros, o casal pôde comemorar 25 anos de casamento, na presença de familiares, e com o pároco deste centro dos Pousos, Luís Morouço, rematava ainda Alexandra Neves.