Sociedade

Igreja de Pedrógão Grande será intervencionada

11 jun 2016 00:00

Autarquia faz “diagnóstico profundo”

igreja-de-pedrogao-grande-sera-intervencionada-4331

A Câmara de Pedrógão Grande vai iniciar um “diagnóstico ainda mais profundo, com suporte científico” à Igreja Matriz do concelho, um monumento nacional classificado e em “considerável estado de degradação”.

Segundo Telmo Ferreira Alves, adjunto do presidente, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, foi apresentado um projecto de conservação e restauro das obras e altares no interior, preparação para futuras intervenções e potenciação turística e intervenção sobre o edificado. No entanto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro “não tinha conhecimento da necessidade de intervenção do monumento”.

A autarquia entendeu, então, proceder à realização de um “diagnóstico profundo”, para perceber as necessidades de intervenção e iniciar a catalogação e inventário de todas as peças que se encontram na Igreja, de modo a perceber as necessidades de sua conservação e restauro. A identificação de todo o espólio “permitirá aos visitantes um maior conhecimento e consequente potenciação turística e valorização cultural”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.