Sociedade

Imagem da Capelinha das Aparições viaja até Lisboa para o encerramento da JMJ

20 jul 2023 11:00

Esta será a décima terceira saída da imagem da Capelinha das Aparições, que estará no altar do Parque Tejo na 'missa do envio', que fecha a JMJ 2023.

imagem-da-capelinha-das-aparicoes-viaja-ate-lisboa-para-o-encerramento-da-jmj
Em mais de 100 anos, a imagem só saiu da Cova da Iria em 12 ocasiões
Ricardo Graça

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que está na Capelinha das Aparições, vai viajar até Lisboa, para o encerramento da Jornada Munial da Juventude.

Considerado o ícone mariano português mais conhecido no mundo, a imagem marcará presença na JMJ nos dias 5 e 6 de Agosto e estará no altar do Parque Tejo na 'Missa do Envio', presidida pelo Papa Francisco, que fecha o evento.

Numa nota de imprensa, o Santuário de Fátima destaca o facto de esta ser a segunda vez que a imagem estará junto do Papa Francisco fora da Capelinha das Aparições. A primeira aconteceu em 2013, por ocasião da jornada mariana organizada em Roma.

“O convite do Comité Organizador Local da Jornada permitirá que o Papa e todos os peregrinos, jovens e menos jovens, possam rezar duas vezes diante da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições dois dias seguidos: a 5 de agosto, em Fátima, e a 6 de agosto, em Lisboa”, realça o Santuário.

Segundo aquela nota de imprensa, a deslocação da imagem “está já a ser preparada de forma a garantir a segurança e a dignidade” da centenária escultura, que chegou à Cova da Iria em junho de 1920 e que é da autoria de José Ferreira Thedim.

Para o Santuário, a presença da imagem na celebração final da JMJ é também “o reconhecimento do valor e da importância deste ícone mariano na religiosidade de Portugal e do mundo”.

Esta será a décima terceira saída da imagem da Capelinha das Aparições, que regressará a Fátima na tarde do dia 6 de Agosto.