Sociedade

Imigrantes enfrentam dificuldades no acesso ao apoio social

2 abr 2021 12:00

Câmara da Marinha Grande projecta gabinete para auxiliar comunidades

imigrantes-enfrentam-dificuldades-no-acesso-ao-apoio-social
Na Marinha Grande residem estrangeiros de mais de 50 nacionalidades
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Num país e numa cultura diferentes, em muitos casos com enormes barreiras linguísticas para transpor, a comunidade imigrante da Marinha Grande enfrenta dificuldades no acesso ao apoio social, constrangimentos que sobressaem em tempo de pandemia. São já mais de dois mil estrangeiros a residir no concelho, provenientes de cerca de 50 nacionalidades, sem que tenha sido ainda accionada uma resposta específica de apoio a estes cidadãos.

A Câmara está a projectar um gabinete, que ajude na integração destas pessoas, mas enquanto isso não acontece, por desconhecimento dos apoios que podem beneficiar, há quem quebre o isolamento para tratar de questões burocráticas e há empresas a criar redes informais de solidariedade para que quem está doente não tenha de sair de casa.

“Não há uma resposta social dirigida à população imigrante, quando há comunidades muito fechadas, por razões culturais e por linguísticas, como é o caso dos paquistaneses”, exemplifica Ana Patrícia Quintanilha, presidente da Associação Novo Olhar II, da Marinha Grande.

Nas fases de desconfinamento, ainda é possível perceber se há dificuldades junto da população imigrante, porque muitas mulheres vão passando pela Loja Social para levar alguns artigos. Mas nesta fase, com o serviço da Loja Social suspenso, é mais difícil perceber como estão, conta Ana Patrícia Quintanilha.

Mas o isolamento pode agravar o risco, reconhece a presidente, a quem foram relatadas situações envolvendo imigrantes, que deveriam estar em isolamento, mas arriscaram uma ida ao banco por não conhecerem outra forma de tratar dos seus assuntos.

Na Tecfil, unidade industrial que chegou a estar encerrada devido a um surto de Covid-19, também colaboram cidadãos estrangeiros. De acordo com Paulo Valinha, responsável pela empresa, uma das suas preocupações foi fazer um levan

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ