Economia

Impacto da chegada da Mercadona a Caldas da Rainha aquece ânimos

4 abr 2022 11:13

Presidente da Câmara defende que, até agora, apenas o projecto de arquitectura está aprovado

impacto-da-chegada-da-mercadona-a-caldas-da-rainha-aquece-animos
A cadeia espanhola pretende abrir em Caldas da Rainha até ao final do ano
DR
Jacinto Silva Duro

A intenção de instalação da cadeia de comércio espanhola Mercadona em Caldas da Rainha, anunciada em Dezembro pelo JORNAL DE LEIRIA, está a gerar alguma discussão na cidade.

Primeiro, foi Fernando Costa, antigo presidente da Câmara Municipal local pelo PSD, que, em reunião de Câmara, criticou a escolha do espaço de implantação numa zona que considerou “nobre” e deveria ser utilizada para a criação de uma zona habitacional. Depois, foi a vez de a Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste (ACCRO) manifestar “a sua indignação pela aprovação da construção da grande superfície”, sem que tivesse sido auscultada pelo município e pelo perigo que pode advir para os pequenos lojistas.

Em nota enviada às redacções, a ACCRO cita o vereador Luís Patacho (PS), na Gazeta das Caldas: “já mais do que uma ameaça, é uma machadada ao comércio tradicional e aos postos de trabalho.”

A associação refere ainda que “não se posiciona contra o desenvolvimento económico e o aparecimento de novas empresas”, mas que é seu dever “proteger as empresas do sector comercial já existentes na cidade”.

O presidente da Câmara, o independente Vítor Marques explica que, para já, apenas o projecto de arquitectura está aprovado, e assegura que o seu executivo “apanhou o processo em andamento” e que “já tinha havido reuniões anteriores”.

“A informação técnica não coloca em causa as regras urbanísticas, nem o PDM e estão a ser negociadas contrapartidas”, refere e adianta que o local de implantação é junto a uma circular onde já existem outras unidades comerciais. “Quanto à ACCRO, involuntariamente, acreditávamos que já teria havido um contacto do executivo anterior.” Assim, lamenta o sucedido e que a ACCRO tenha resolvido emitir um comunicado sem antes dialogar com a autarquia. Recorda que Caldas da Rainha conta com 14 médias e grandes superfícies comerciais e que a Mercadona se dedica, essencialmente, à venda de artigos alimentares, higiene e limpeza, deixando outras áreas de negócio intocadas. A cadeia espanhola pretende abrir em Caldas da Rainha até ao final do ano.