Saúde

Impacto do hospital na economia do concelho debatido nas Caldas da Rainha

10 set 2023 09:30

Associação Vamos Mudar convidou Susana Peralta e Joana Alves

impacto-do-hospital-na-economia-do-concelho-debatido-nas-caldas-da-rainha

Impacto do hospital na economia do concelho é o tema de um debate promovido pela Associação Vamos Mudar, no dia 14 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha.

Face à polémica da construção do futuro Centro Hospitalar do Oeste no Bombarral, a associação convidou Susana Peralta e Joana Alves para abordarem o assunto.

A primeira oradora é docente na Universidade Nova de Lisboa – NOVA BSE, doutorada em economia pela Universidade de Louvain, especialista em economia política e economia pública. É comentadora regular nos media nacionais onde aborda as questões mais relevantes da economia e da política.

Joana Alves é doutorada em Saúde Pública e Investigadora auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha as áreas da economia da saúde, nomeadamente a avaliação económica e a descentralização de competências em saúde.

Numa nota da Vamos Mudar, a população de Caldas da Rainha e do Oeste Norte não se revêem na opção política da localização no Bombarral, num terreno localizado junto ao nó da A8.

Nesse sentido, a comunidade tem "procurado chamar a atenção dos seus concidadãos e dos dirigentes políticos nacionais para a incongruência desta tomada de decisão, e para as consequências que terá no futuro das populações residentes nas Caldas da Rainha e área circundante, desde há dezenas de anos servidos" pelo hospital de Caldas da Rainha.

"Para além dos danos directos na saúde e nos cuidados de saúde desta população, um dos principais impactos de uma eventual alteração do hospital no futuro, será a nível económico", refere o mesmo comunicado.