Sociedade

IMT muda-se para os Pousos até ao final do ano

18 set 2019 00:00

Transferência será temporária e deve-se a obras nas instalações do IMT, em São Romão, Leiria.

imt-muda-se-para-os-pousos-ate-ao-final-do-ano-10679

O serviços do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) em Leiria, localizados em São Romão, estão agora a funcionar no parque de manobras deste organismo nos Pousos (perto do posto da GNR junto à auto-estrada).

Esta mudança deve-se ao início das obras de remodelação e beneficiação das actuais instalações, que começaram na última segunda- feira e que, segundo a previsão do IMT, decorrerão até ao final do ano.

Na informação divulgada pelo IMT sobre as obras, é sublinhado que os serviços do organismo disponíveis nas Lojas e Espaços do Cidadão e no portal IMTonlline “continuarão a funcionar normalmente”.

O concurso para obra tinha sido lançado em Maio do ano passado, com um valor na ordem dos 600 mil euros, o que, segundo informação dada recentemente pelo Conselho Directivo do IMT ao JORNAL DE LEIRIA, implicou um atraso no início das obras, anunciadas há mais de dois anos. “Atendendo ao valor da empreitada [608.768 euros, com IVA incluído] obrigou a visto prévio do Tribunal de Contas”, o que ocorreu no início de Julho, esclareceu aquele organismo.

A falta de condições das instalações é uma das queixas recorrentes dos utilizados do IMT de Leiria, a par da demora no atendimento. Em Janeiro de 2017, a situação motivou mesmo a uma tomada de posição do então presidente da Assembleia Municipal de Leiria, José Manuel Silva, que denunciou o caso ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas numa carta onde se queixava do “cubículo minúsculo e mal ventilado, anexo à repartição onde os funcionários exercem as suas funções em condições deploráveis” e do ambiente “absolutamente tóxico”

. Em resposta, a tutela reconhecia a necessidade de obras, que avançarão agora, ou seja, dois anos e meio depois do prometido.