Sociedade

Incêndio da Caranguejeira em fase de resolução cerca de sete horas depois

16 ago 2023 21:06

Humidade da noite deverá ajudar bombeiros a consolidar o fogo

incendio-da-caranguejeira-em-fase-de-resolucao-cerca-de-sete-horas-depois
Incêndio deflagrou hoje pelas 13:53
Rui Miguel Pedrosa

O fogo que deflagrou hoje, pelas 13:53 horas na Caranguejeira, no concelho de Leiria, entrou em fase de resolução pelas 20:14, cerca de sete horas depois.

“Durante toda a noite e a manhã de amanhã vai manter-se a consolidação do incêndio, com um grande perímetro e com uma vigilância apertada nos próximos dias”, referiu fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria.

A mesma fonte, que admitiu que o fogo complicou a acção dos bombeiros durante o dia, avançou que o vento pode vir a complicar-se nos próximos dias. "Não há indicação de infra-estruturas afectadas", referiu, ao acrescentar que se espera ainda "muito trabalho”.

Luís Lopes, vereador da Protecção Civil da Câmara de Leiria, adiantou que “apesar do incêndio estar em resolução, irá manter-se um dispositivo com alguma dimensão” no local.

“Temos duas máquinas de rasto para fazer perímetro e com a humidade que está a cair com a chegada da noite, à partida, o incêndio deve ficar consolidado até amanhã, mas vamos manter a vigilância activa nos próximos dias”, sublinhou o autarca.

O vereador advertiu ainda para a subida de temperatura nos próximos dias, o que “aumenta tendencialmente o risco de incêndio”, pelo que anunciou que vão manter equipas pré-posicionadas e vários meios naquele território.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 21:13 estavam mobilizados 253 operacionais, apoiados por 82 veículos e 2 meios aéreos.

O alerta para o fogo foi dado pelas 13:53.