Sociedade

Incêndio em Ourém tem extensão entre sete e dez quilómetros e está voltado para Caxarias

24 ago 2023 00:23

Mais de 600 operacionais combatem as chamas

incendio-em-ourem-tem-extensao-entre-sete-e-dez-quilometros-e-esta-voltado-para-caxarias

O incêndio em Ourém continua com duas frentes activas e promete não dar descanso aos mais de 600 operacionais que se encontram no terreno no combate às chamas.

David Lobato, comandante sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Médio Tejo, explicou, durante um briefing aos jornalistas que o incêndio, que se iniciou esta tarde, pelas 18:33 horas, ainda tem duas frentes activas.

"Este foi um incêndio de vento, fez uma progressão de 1.250 metros por hora, andou muito perto de habitações, mas nenhuma foi atingida. Preventivamente evacuámos uma habitação, com seis pessoas, que foram para a zona de concentração e apoio à população que o Serviço Municipal criou em Casal Bernardes, com o apoio da Acção Social", adiantou o comandante.

Segundo David Lobato, as "condições meteorológicas estão a decorrer favoravelmente com a entrada de alguma humidade. Não temos praticamente vento, o que se vai manter durante a noite".

No terreno estão ainda cinco máquinas de rasto, que estão a auxiliar os bombeiros a fazer o perímetro do incêndio, de modo a impedir que fuja ao seu controlo.

"Vamos aproveitar a noite para conseguir resolver esta situação. Esperamos, durante a manhã, dar este incêndio em resolução, mas ainda é cedo para fazer previsões. Temos ainda muito trabalho para fazer e ainda pode acontecer muitas coisas", reforçou.

David Lobato admitiu ainda que uma das frentes pode ficar resolvida durante as próximas duas a três horas, sendo a outra frente, virada para Caxarias, a que oferece maior preocupação.

"Este foi um incêndio de vento, com sete a dez quilómetros de extensão", acrescentou, ao alertar que "este município tem as habituações muito próximas da floresta", o que provoca "pânico" nas pessoas "quando estão a ver o incêndio a chegar perto das suas casas e não têm os meios", porque eles ainda estão em trânsito.

Às 00:34 horas, estavam no terreno 622 operacionais e185 veículos e cinco máquinas de rasto.