Sociedade

Incêndio em prédio devoluto em Leiria

6 set 2024 08:20

Chamas deflagraram de madrugada e moradores foram alertados pelo intenso cheiro a queimado

Luís Vieira Cruz

Um edifício devoluto foi esta madrugada consumido pelas chamas na Rua do Arrabalde da Ponte, na União de Freguesias de Marrazes e Barosa, em Leiria. O intenso cheiro a queimado rapidamente alertou alguns moradores nas imediações, que efectuaram o pedido de socorro.

Ao local acorreram, de imediato, duas patrulhas da PSP e pouco depois três viaturas de combate a incêndios dos Bombeiros Sapadores de Leiria, às quais se juntou ainda uma dos Bombeiros Voluntários de Leiria. 

O alerta foi dado pelas 04:52 horas da madrugada e estiveram empenhados um total de 13 operacionais, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. O incêndio foi controlado pelos bombeiros às 05h20 horas, tendo o edifício ficado parcialmente destruído.

O Comandante de Operações de Socorro (COS) Paulo Oliveira, subchefe de 1.ª classe dos Bombeiros Sapadores de Leiria, explicou que “por questões de segurança, devido aos três andares do prédio estarem totalmente tomados [pelo fogo], foi adoptada uma estratégia defensiva com um ataque inicial pelo exterior”, que permitiu a entrada de duas equipas de busca e salvamento. Confirmada a não existência de vítimas, os operacionais prosseguiram com os trabalhos de ataque e posterior consolidação.

O imóvel afectado está há vários anos devoluto e, segundo moradores - desta rua e da Avenida Engenheiro Adelino Amaro da Costa, que lhe é contígua - é habitualmente utilizado por pessoas em situação de sem-abrigo.