Sociedade

Incêndio obriga a evacuação de aldeia de Fonte Fria, na Caranguejeira

5 set 2016 00:00

Incêndio ameaça escola e infantário em Caranguejeira

incendio-obriga-a-evacuacao-de-aldeia-de-fonte-fria-na-caranguejeira-4941

O incêndio que começou na freguesia de Colmeias esta tarde obrigou à evacuação da aldeia de Fonte Fria, na freguesia de Caranguejeira, pelas 20:20, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro. 

Segundo o CDOS, o fogo estava a progredir para a povoação de Fonte Fria, pelo que “já foi pedido às autoridades para evacuarem a aldeia e os seus habitantes”. 

Pelas 21:20 horas, os bombeiros tentavam impedir que as chamas chegassem à escola dos 2.º e 3.º ciclos da Caranguejeira e ainda a um infantário.

Estavam no local 215 elementos, apoiados por 63 viaturas, de várias corporações de Leiria, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, acrescentou o CDOS. 

A página da Protecção Civil refere que o incêndio deflagrou pelas 16:45 e chegou a mobilizar três meio aéreos, que abandonaram o combate com o cair da noite. 

O presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, já tinha dito esta tarde, que a situação estava "descontrolada" e a colocar "casas e pecuárias em risco" na sua freguesia.  

O autarca referiu ainda que o incêndio surgiu numa zona de mato, mas dirigiu-se em "direcção à Caranguejeira", atravessando zonas onde "existem casas e algumas pecuárias", estando neste momento em povoamento florestal.  

Entretanto, a página da Protecção Civil informa que no distrito de Leiria existe outro fogo activo, na Quinta da Gramela, no concelho de Pombal.  

O incêndio deflagrou pelas 19:34 em zona de mato e estão no local 63 operacionais e 19 meios terrestres, lê-se no mesmo site.