Sociedade

Incêndios: Leiria em alerta laranja até domingo

11 set 2020 16:04

Governo determina prolongamento da situação de alerta face às previsões meteorológicas

incendios-leiria-em-alerta-laranja-ate-domingo
As temperaturas podem chegar aos 36ºC ou 37ºC em vários concelhos do distrito de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

A projecção do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que nos próximos dias as temperaturas podem subir até aos 36ºC em vários concelhos do distrito de Leiria e atingir os 37ºC em Alcobaça e Pombal.

Face ao agravamento do risco de incêndio rural que as previsões meteorológicas deixam antever, o distrito de Leiria está em estado de alerta especial nível laranja até às 23:59 horas de domingo, 13 de Setembro, acaba de anunciar o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria da Protecção Civil. 

Os ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Acção Climática e da Agricultura determinaram o prolongamento da situação de alerta, agora para todo o território de Portugal continental.

No nível laranja, além de Leiria, encontram-se mais 15 distritos.

Os distritos de Beja e Faro vão estar em estado de alerta especial de nível vermelho.

A declaração da situação de alerta implica, por exemplo, a proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem; a proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração e a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

Também fica proibida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria; a realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal; e a prática de caça.