Viver
Inês Apenas e Dapunksportif juntam-se a Churky na final do Festival da Canção
Final do concurso realiza-se no próximo dia 11 de Março
Inês Apenas, com o tema Fim do Mundo, e Dapunksportif, que voltaram a dar voz ao World Needs Therapy conquistaram um lugar na final do Festival da Canção, juntando-se a Churky, que já tinha sido apurado na outra semifinal do evento.
Na segunda semifinal do Festival da Canção, que decorreu este sábado à noite, foram escolhidas as últimas seis canções que marcarão presença na final, que terá lugar no dia 11 de Março.
A cantora e compositora de Leiria, Inês Apenas, foi apurada para o concurso entre centenas de candidatos, através do mecanismo de livre submissão de canções, e obteve a votação que lhe deu o passaporte para a final.
Já a banda de Peniche, convidada pela produção para integrar a lista de autores do programa nesta edição de 2023, foi repescada por televoto.
Nesta segunda semi-final, houve actuações especiais de vários convidados. Filipe Sambado, Surma e Primeira Dama juntaram-se para uma homenagem a Fausto Bordalo Dias. Carlos Mendes interpretou Verão, canção com que venceu o Festival da Canção em 1968, e Nicolas Alves, finalista do concurso The Voice Kids, que interpretou Anos 70, canção que deu a Portugal o 8.º lugar no concurso Eurovisão Júnior 2022.
Na primeira semifinal, realizada no fim-de-semana passada, Churky, cantor e compositor de Alcobaça, apurou-se com “Encruzilhada”.
Em cada semifinal foram a concurso dez canções, sendo cinco apuradas pelo sistema de votação em que metade da pontuação é atribuída por um júri profissional e a outra metade pelo voto do público.
Depois dos cinco finalistas escolhidos, o público pode salvar um sexto concorrente, que este sábado calhou a Dapunksportif.
Estão assim escolhidas as 13 canções na final:
Churky - Encruzilhada
Inês Apenas - Fim do Mundo
Dapunksportif - World Needs Therapy
Ivandro - Povo
Edmundo Inácio - A Festa
Bárbara Tinoco - Goodnight
Voodoo Marmalade - Tormento
Cláudia Pascoal - Nasci Maria
Mimicat - Ai Coração
You Can’t Win Charlie Brown - Contraste Mudo
SAL - Viver
Esse Povo - Sapatos de Cimento (automaticamente apurada para a final devido a falha técnica na linha telefónica do televoto)
Neon Soho - Endless World (canção escolhida exclusivamente pelo público)