Sociedade

Infraestruturas de Portugal reforça segurança no IC8 no norte do distrito de Leiria

23 ago 2021 16:51

Empresa vai colocar guias sonoras em 70 quilómetros

infraestruturas-de-portugal-reforca-seguranca-no-ic8-no-norte-do-distrito-de-leiria
O IC8 tem sido palco de vários acidentes mortais
Ricardo Graça/Arquivo

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai colocar guias sonoras ao longo de cerca de 70 quilómetros do IC8, no troço que serve directamente os concelhos de Pombal, Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria.

Segundo uma nota da IP, a colocação destes dispositivos tem como objectivo o reforço das condições de segurança rodoviária no IC8, onde hoje se registou mais uma morte, após colisão frontal de dois veículos.

Para a realização da intervenção, que tem início a partir do próximo dia 26 de Agosto, será necessário condicionar a circulação à passagem no local onde estão a ser efetuados os trabalhos, que serão executados de forma progressiva entre o quilómetro 25 e o quilómetro 93, revela a IP.

A empreitada tem uma duração prevista de 30 dias.

A empresa explica que "as guias sonoras são saliências colocadas no alcatrão, em combinação com as marcações rodoviárias localizadas nas bermas".

"Estas guias provocam ruído e vibrações sempre que um veículo as pise ou atravesse alertando os condutores para o perigo de despiste", acrescenta a nota.