Economia

Inovação ajuda empresas de gelados artesanais a manter ou subir vendas

13 ago 2021 12:45

Depois das quebras registadas durante o confinamento, as empresas de gelados artesanais estão a recuperar vendas, apostando na qualidade e no lançamento de novos sabores

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Marcas apostam no lançamento de novos sabores
Raquel de Sousa Silva
Raquel de Sousa Silva

MyIced Good Vibes é o novo sabor de gelado de iogurte que a marca de Leiria acaba de colocar no mercado.

Tendo por base o  canabidol, extracto de cannabis, apresenta-se naturalmente com a cor verde e com o sabor a matcha (chá verde).

“Com um nível de THC inferior a 0,2%m o MyIced Good Vibes aposta sobretudo na experiência divertida associada à inovação, não apresentando qualquer efeito psicotrópico ou terapêutico”, explica a marca.

João Gouveia, fundador da MyIced, refere que “o regresso ao lançamento de sabores inovadores marca também o restabelecimento de uma certa normalidade do mercado”.

“Apesar das dificuldades que algumas lojas não conseguiram ultrapassar ao longo dos últimos meses, a rede actual da MyIced está a registar praticamente níveis de vendas idênticos aos do período pré-pandemia.

Neste contexto, a inovação contínua no nosso sortido é um desafio essencial para consolidarmos a nossa posição no mercado e junto dos nossos clientes”.

“Desde Junho que as vendas da rede têm seguido o mesmo ritmo do ano 2019, estamos com uma produção de gelado de cerca de 1.320 kg por semana em toda a rede”, diz o gestor ao JORNAL DE LEIRIA.

Isto “sem contar com o bubble tea, cada vez mais perto do valor da venda do gelado, e outros produtos como a creperia ou cafetaria, que está nos 20% da facturação. Esperamos um mês de Agosto acima das vendas de 2019”.

A marca sempre se focou “em lançamentos inovadores e irreverentes”, como aconteceu em 2017, com o gelado com carvão vegetal activado, “grande sucesso” que neste momento continua sempre com grande procura.

“Depois lançámos o nosso topping com folha de ouro e o nosso cone com carvão vegetal activado. O lançamento do gelado com cannabis marca o restabelecimento de uma certa normalidade na nossa área de actividade”.

Com sede em Leiria, a MyIced está também presente com lojas franchisadas em Setúbal, Santarém, Viseu, Penafiel, Braga e Ponte de Lima.

Abriu um espaço em parceria no Montijo e está a iniciar novas parcerias em Vila Real e Leça da Palmeira. Três novas parcerias estão em fase de negociação, em Lisboa, Seixal e Algarve, revela João Gouveia.

Tal como esta, também outras marcas de gelados da região apostam na inovação no lançamento de novos sabores e na qualidade. Além dos tradicionais sabores, como morango, chocolate, baunilha, stracciattella e nata, na Permarcati há gelados de arroz doce e de brisas do Lis.

Catarina Pereira, uma das responsáveis pela marca de Leiria, diz que se está vender “um pouco mais” do que no ano passado.

“As pessoas parecem ter mais confiança e saem mais”. Também há “mais emigrantes e turistas”.

O facto de o estabelecimento, situado no centro de Leiria, ter agora esplanada, nas traseiras, concluída no ano passado, “também contribuiu para que conseguissemos conquistar mais clientes”.

A Fini, de Porto de Mós, registou nos primeiros dois meses do ano “quebras acentuadas (relativamente a 2020), mas nos restantes meses tem estado em constante recuperação”, diz Maria Ramadas.

A sócia-gerente adianta que a loja de Sesimbra “foi mais penalizada por causa do recuo no desconfinamento”.

Além desta loja, a empresa tem um quiosque sazonal em São Pedro de Moel e a abertura de outras lojas está nos planos dos seus re

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