Sociedade

InPulsar apoia jovens refugiados não acompanhados

23 nov 2021 16:13

A intervenção do Aqui Mundos surge após um período de permanência nos Centros de Acolhimento Especializados.

inpulsar-apoia-jovens-refugiados-nao-acompanhados1
É a primeira instituição da região a desenvolver este tipo de trabalho
DR

O projecto Aqui Mundos, desenvolvido pela InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário, vai promover a integração e autonomia de vida de jovens estrangeiros não acompanhados (JENA), que entraram no espaço europeu sem família, através de uma intervenção profunda de acompanhamento e supervisão, e da criação de uma rede de suporte que possibilite a construção e concretização de planos de vida em território nacional.

A iniciativa, que irá actuar nos concelhos de Leiria, Alcobaça e Nazaré, foi lançada no passado dia 1 de Setembro, a que se seguiu um processo de formação e capacitação da equipa.

Numa nota de imprensa, a InPulsar explica que os jovens alvo de acompanhamento são na sua maioria naturais do Afeganistão, Bangladesh, Egipto, Gana, Iraque, Paquistão e Sudão.

Orientado por uma equipa constituída por duas técnicas da área psicossocial e um monitor da área do desporto, o projecto visa ainda desenvolver, reforçar e consolidar competências pessoais, emocionais e sociais dos jovens, necessárias à gestão das diversas dimensões da sua vida com vista à aquisição de autonomia plena, lê-se ainda no comunicado.

A intervenção do Aqui Mundos surge após um período de permanência nos Centros de Acolhimento Especializados.

"Em resposta à pressão migratória e à sobrelotação dos campos de acolhimento da Grécia, Portugal foi um dos Estados-membros a comprometer-se em acolher e integrar 500 dos cerca de 5.500 menores não acompanhados naquele território, ao abrigo do Programa de Recolocação. O Aqui Mundos surge como uma das respostas de apoio a esse compromisso e pretende dar resposta a 20 jovens", informa a InPulsar.

O Aqui Mundos é um dos oito projectos nacionais aprovados e financiados ao abrigo do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.