Sociedade

Insignare pretende melhorar escolaridade de cidadãos com deficiência

2 fev 2022 12:20

Protocolo assinado com Centro de Reabilitação e Integração de Ourém

insignare-pretende-melhor-escolaridade-de-cidadaos-com-deficiencia
Há já uma turma a funcionar
DR

O Centro Qualifica da Insignare assinou um protocolo com o Centro de Reabilitação e Integração de Ourém (CRIO), com o objectivo de dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, permitindo melhorar a sua escolaridade e poder contribuir para uma maior valorização da sua vida activa, refere uma nota da Insignare.

Segundo a Insignare, o processo de validação de competências de uma turma já começou, estando as aulas a decorrer na Escola Profissional de Ourém em alguns dias da semana, com quatro formandos do Centro de Reabilitação e Integração de Ourém: o Cristóvão, o José, a Filomena e a Gabriela.

Para a Insignare, esta é uma "turma muito especial", sendo a primeira que irá funcionar em regime de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, sendo "pioneira" na região para este público alvo.

Este protocolo pretende posicionar-se como estratégico nos processos de inclusão da pessoa com deficiência, tendo sido acolhido deste a primeira hora pelas entidades parceiras, o CRIO e a Insignare.

Os Centros Qualifica destinam-se a todos os que procuram uma qualificação, tendo em vista o prosseguimento de estudos e/ou uma transição/reconversão para o mercado de trabalho.

São também os centros que permitem dar resposta aos cidadãos com deficiência e que procuram um reconhecimento das suas competências escolares.

O Centro Qualifica de Ourém integra uma equipa especializada de profissionais, que desenvolve a sua actividade de forma articulada com as empresas e todas as pessoas que desejem mais formação e validação das suas competências, de forma gratuita e com benefícios para ambas as partes.