Sociedade

Inspecção à Câmara de Leiria aponta falhas nas transferências para as juntas

11 mar 2022 10:24

Auditoria analisou apoios e contratos de 4,9 milhões. Presidente da câmara assegura que recomendações foram "totalmente cumpridas"

inspeccao-a-camara-de-leiria-aponta-falhas-nas-transferencias-para-as-juntas
Na sequência da auditoria, câmara alterou e "melhorou" procedimentos, alega o presidente do município
Maria Anabela Silva

O Município de Leiria “não cumpriu” o quadro legal referente à transferência de verbas efectuadas em 2018 para as 18 freguesias do concelho. A conclusão é da auditoria feita pela Inspecção-Geral de Finanças (IGF), que analisou contratos inter-administrativos, acordos de execução e outros apoios no montante global de 4,9 milhões de euros.

Entre as falhas apontadas pela IGF está a ausência de estudos prévios para “fundamentação da opção da delegação de competências ou de outras transferências para as freguesias” como determina o quadro legal. Face à não realização desses estudos, não é evidente “a prossecução do interesse público dessas transferências”, alegam os auditores.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ