Economia

Instituto Politécnico de Leiria cria pão com farinha de bivalves e sem sal

12 dez 2016 00:00

Instituição de ensino quer colocar na mesa dos portugueses um novo pão.

Chama-se Pão do mar e é uma marca registada que consiste em mais um produto desenvolvido na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) em parceria com o grupo Calé, Lda., e encontra-se em fase final de testes laboratoriais.

Este pão integra, na sua confecção, farinha de bivalves e apresenta baixo teor de gordura, não tem sal e, adicionalmente, é uma fonte de ácidos gordos Ómega 3,

O desenvolvimento o Pão do mar decorre da execução de um vale I&D, estando a sua comercialização prevista para o primeiro trimestre de 2017.

Em comunicado o IPL explica que a parceria com o grupo Calé teve o seu início com o desenvolvimento, em 2015, e resulta do objectivo do grupo de investigação Marine and Environmental Sciences Centre - MARE/IPL de desenvolver novos produtos onde os recursos marinhos desempenham um papel preponderante.

“Acompanhando a tendência e as exigências dos consumidores, estamos em crer que a colaboração entre os investigadores do IPL e as inúmeras entidades privadas com as quais temos vindo a trabalhar, tem proporcionado um contributo inovador e diferenciador com resultados comprovados, e produtos muito bem aceites pelo público”, explica Susana Mendes, coordenadora da equipa de investigação responsável pelos produtos Pão do mar e Pão d’algas.

O novo pão estará disponível nas padarias do grupo Calé, Lda., em Caldas da Rainha e Peniche, no primeiro trimestre do próximo ano. A comercialização do Pão do mar e do Pão d’algas noutros estabelecimentos e espaços comerciais está a ser analisada.