Sociedade

Inundações nos túneis da Marinha Grande não resultam de falta de prevenção

7 nov 2023 20:05

"Não era possível fazer muito mais face à quantidade da chuva que caiu", assume o presidente da Câmara

inundacoes-nos-tuneis-da-marinha-grande-nao-resultam-de-falta-de-prevencao
Túnel da Zona Industrial foi um dos que inundou
DR

As inundações que se registaram nos dois túneis na Marinha Grande não se deveram à falta de prevenção, assegurou o presidente da Câmara, na última reunião de executivo.

Segundo explicou Aurélio Ferreira, não era possível fazer muito mais face à quantidade da chuva que caiu, tendo em conta que aquelas zonas têm “problemas estruturais há muitos anos”.

“Fizemos a prevenção que foi possível. Tendo em conta os alertas da Protecção Civil encerrámos os túneis quando se previa maior precipitação”, adiantou o autarca, ao explicar que contou com a colaboração da PSP e dos bombeiros para impedir a circulação nos túneis.

“Posso contar-vos uma situação que ocorreu na minha presença: no túnel debaixo da Estrada dos Guilhermes, estava com o comissário da polícia e com o comandante dos bombeiros e apesar do corte da estrada e dos avisos, um automobilista contornou o comandante dos bombeiros e entrou no túnel. A viatura ficou lá”, revelou.

Reforçando que a Marinha Grande é um “território muito plano e arenoso”, o que faz com que “com facilidade as areias empapem e não se consiga escoar”, Aurélio Ferreira deixou um apelo à população: “quando a polícia ou os bombeiros colocam sinais é preciso respeitar”.

Sobre um veículo que ficou quase submerso com o seu condutor no túnel da Santos Barosa, o presidente esclareceu que foi a viatura que descaiu dada a inclinação do terreno.