Sociedade

Investigação torna o sector dos moldes mais competitivo e mais verde

24 set 2015 00:00

A Famolde, empresa da Marinha Grande, entrou na parceria com a Universidade de Coimbra

investigacao-torna-o-sector-dos-moldes-mais-competitivo-e-mais-verde-2143

Uma equipa de investigadores do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (CEMUC), em parceria com uma empresa de moldes, aplicou com sucesso a tecnologia aditiva ao fabrico de componentes metálicos, permitindo melhorar significativamente o ciclo de produção.

Considerada a “Nova Revolução Industrial”, a técnica de fabricação por processos aditivos de metais “permite criar geometrias inimagináveis, impossíveis de alcançar por outros métodos”. Os processos aditivos “possibilitam liberdade total na criação de formas complexas, com consequências no desenvolvimento do futuro da engenharia”, explica Teresa Vieira, coordenadora da investigação e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), num comunicado da Universidade de Coimbra.

Financiado em meio milhão de euros pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade - e coordenado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, o projeto Two in One (dois em um) foi desenvolvido em parceria com a FAMOLDE, uma empresa especializada na fabricação de moldes de pequenas e médias dimensões destinados essencialmente às indústrias eletrónica e automóvel.

Os resultados da investigação e os benefícios da aplicação desta técnica para a indústria em geral, técnica já bastante utilizada no setor aeroespacial, nomeadamente pela NASA, vão ser apresentados, amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, em Coimbra, nas instalações da Ordem dos Engenheiros.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente