Economia

Investimento de 39,1 milhões de euros para plásticos sustentáveis

11 set 2022 09:00

Várias empresas de Leiria no consórcio Sustainable Plastics

investimento-de-391-milhoes-de-euros-para-plasticos-sustentaveis
Pretende-se promover "transição do sector para uma economia verdadeiramente circular"
Ricardo Graça/Arquivo

Com contrato assinado no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o consórcio Sustainable Plastics prevê um investimento global de 39,1 milhões de euros e deverá estar concluído e com resultados concretizados até 31 de Dezembro de 2025, informaram os promotores na semana passada.

Em nota à imprensa, o consórcio, liderado pela Logoplaste Innovation Lab e pela Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos (APIP), tem como objectivo promover a transição verde desta indústria para a economia circular.

“O projecto Sustainable Plastics pretende ser a Agenda Mobilizadora para os Plásticos Sustentáveis em Portugal, capaz de alavancar a transição do sector para uma economia verdadeiramente circular".

"Surge de uma iniciativa da APIP, liderada pela Logoplaste Innovation Lab, e pretende mobilizar o sector privado, as autoridades nacionais, as universidades e os cidadãos, contribuindo para os objectivos da economia circular europeia”, informa uma nota à comunicação social divulgada pelo consórcio.

A iniciativa assenta em três pilares: a redução de emissões de gases com efeito de estufa; maior eficiência de recursos e criação de emprego.

O consórcio reúne 39 empresas, entre elas várias da região: Plásticos Futura (Marinha Grande), Periplast, SIE e Tecnocanto (todas de Leiria), Sirplaste (Porto de Mós) e Micronipol (Ourém).

Às empresas juntam-se dez entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico (entre elas o Politécnico de Leiria), “tendo como objectivo cobrir todos os segmentos e sub-sectores da indústria dos plásticos e responder aos principais desafios enfrentados pelos agentes desta nova cadeia alargada de valor”.

O consórcio adianta que são objectivos específicos do Sustainable Plastics introduzir no mercado 21 produtos inovadores e 36 novas patentes e reduzir 30% na emissão de gases com efeito de estufa associados aos processos produtivos.