Sociedade

IPLeiria ganha bolsa para investigação na reabilitação de doentes de AVC

22 out 2018 00:00

Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020, um projecto com fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação a nível nacional.

ipleiria-ganha-bolsa-para-investigacao-na-reabilitacao-de-doentes-de-avc-9394

Uma investigação do Instituto Politécnico de Leiria está a desenvolver um sistema de reabilitação domiciliária para doentes de AVC. Este novo projecto, que pretende adaptar a tecnologia biofeedback ao tratamento de doentes de longa duração com sequelas funcionais de AVC, em ambiente domiciliar, foi um dos 15 projectos contemplados com uma das Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020, um projecto com fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação a nível nacional.

O objectivo da investigação, refere uma nota de imprensa do INOV C, é a criação de uma interface gráfica, para computador ou tablet, com programas de exercícios destinados especificamente à reabilitação de pacientes que sofreram de um AVC.

Um sistema de recolha, filtragem e amplificação do sinal eletromiográfico permitirá monitorizar os parâmetros do paciente em cada sessão realizada em casa.

Os dados armazenados são posteriormente analisados pelos terapeutas e profissionais de saúde, de forma a acompanhar a evolução do paciente, alterar o tratamento ou prescrever novos exercícios.

As Bolsas de Ignição do programa INOV C 2020 foram atribuídas em Julho de 2018 a 15 projectos de investigação científica com aplicabilidade comercial. Os projectos representam um investimento total de 150.000 mil euros, com um financiamento FEDER máximo de 8.500 euros por cada bolsa.