Desporto

Irmãos Piteira rolam e seguem a toda a velocidade

8 set 2022 10:00

Manuel e António Piteira têm conduzido a Marinha Grande aos pódios da patinagem de velocidade. Por estes dias, António compete no europeu. Em Itália está também Diogo Silveira

irmaos-piteira-rolam-e-seguem-a-toda-a-velocidade
Irmãos Piteira junto do treinador, José Santana
DR
Daniela Franco Sousa

Manuel e António Piteira, dois irmãos de 14 e de 16 anos, naturais da Marinha Grande, atletas do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, têm subido ao pódio em diversas competições de patinagem de velocidade pelo País e além fronteiras.

É uma questão de mérito, de esforço pessoal e de grande suporte familiar, reconhecem os pais e o treinador. E acreditam que, se melhores condições houvesse para treinar, mais prémios conseguiriam alcançar.

Recentemente, nos 3 mil metros pontos, Manuel arrecadou a medalha de ouro no Grande Prémio da Flandres, uma prova da Taça da Europa que se realizou de 12 a 14 de Agosto em Oostende, na Bélgica. Já António conseguiu no Campeonato da Europa de 2021 a medalha de bronze nos 100 metros, tornando- se o primeiro português a subir ao pódio nesta prova.

E, por estes dias, António representa de novo Portugal em L’Áquila, em Itália, no Campeonato da Europa que está a decorrer desde 4 de Setembro até ao próximo domingo, dia 11. Até ao fecho desta edição, o jovem já conquistou a 6.ª posição nos 500 metros sprint o 8.º lugar nos 200 metros.

Resta a Manuel continuar a torcer agora pelo irmão mais velho, sonhando um dia também ele poder participar nesta competição. “Treinamos os dois, puxamos um pelo outro e somos muito unidos. Partilhamos opiniões e técnicas”, conta o atleta mais novo ao nosso jornal.

Convocado para representar a Selecção Nacional de Patinagem de Velocidade foi também outro jovem natural do concelho, Diogo Silveira, da equipa Inline da Marinha Grande. Até ao fecho desta edição, o atleta tinha conquistado o 8. lugar nos 1000 metros, o 12.º nos 10 mil eliminar, o 15.º nos 200 metros e o 16.º nos 10 mil metros pontos.

Incentivo ao desporto e à integração social

Os resultados obtidos por António e Manuel Piteira são, em grande parte, produto do trabalho desenvolvido pelo clube Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, um projecto impulsionado pelo professor José Santana, que é também treinador nesta instituição criada em 2010. Este clube de patinagem de velocidade conta com

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ