Sociedade

IV Nazaré Marés de Maio entra na última semana com exposições, conferências e acções inclusivas

22 mai 2022 14:30

Promoção cultural, artística e identitária do concelho da Nazaré, com o mar como elemento aglutinador

iv-nazare-mares-de-maio-entra-na-ultima-semana-com-exposicoes-conferencias-e-accoes-inclusivas
Maio é mês de marés criativas na Nazaré, com o mar como cenário
DR

O IV Nazaré Marés de Maio, evento que visa a promoção cultural, artística e identitária do concelho da Nazaré, com o mar como elemento aglutinador, está a ter lugar na vila piscatória e conta com mais iniciativas na próxima semana. 

São elas as exposições Biodiversidade com Arte, (Mar Alto até 28 de Maio), Maria do Mar - Cápsula do Tempo - A Nazaré Hoje (Teatro Chaby Pinheiro até 31 de Maio) e Pescadores e Aves Marinhas, Aliados por um Mar Sustentável (Externato Dom Fuas Roupinho até 31 de Maio). 

Para a semana, acontecem ainda o Wind in Cap 2022, organizado pela CERCINA e a conferência Mar, Pesca e Lazer, com a presença da secretária de Estado das Pescas.

O Wind in Cap é uma iniciativa organizada pela CERCINA que procura promover a inclusão e valorização das capacidades da pessoa com deficiência, a promoção de hábitos de vida saudáveis e reconhecemos que o mar, também, é um veículo de solidariedade e de inclusão. Acontece entre 23 e 27 de Maio, no Porto da Nazaré, das 10 às 13 horas, com o apoio de diversos parceiros.

As actividades a promover passam pela vela adaptada, canoagem adaptada, viagem de barco, jogos tradicionais, jogos diversos, não esquecendo a sensibilização ambiental. 

No âmbito do Ciclo de Conferências 2022 - Cidadania e Desenvolvimento que integra o Nazaré Marés de Maio 2022 já se realizaram as conferências, no dia 28 de Maio, pelas 15 horas, no auditório da empresa Luís Silvério & Filhos, SA, em Valado dos Frades, realizar-se-á a conferência Mar, Pesca e Lazer, com a presença de Teresa Coelho (secretária de Estado das Pescas), e a participação de Sérgio Faias (presidente do Conselho de Administração Docapesca), Pedro Figueira (técnico superior da For-Mar), João Delgado (presidente do Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores), Isabel Duarte (bióloga do Nazaré Onda_Wave), Zeferino Henriques (Marinha Portuguesa) entre outros.

Nos dias 30 e 31 de Maio O Pescador, a Pesca, o Mar e a Escola fará as honras de encerramento do IV Nazaré Marés de Maio.