Sociedade
Já foram encontrados 4.000 vestígios humanos no Abrigo da Buraca da Moira, em Leiria
Trabalhos já permitiram datações de ocupação com 27 mil anos. Este domingo, o sítio arqueológico, localizado na Boa Vista, pode ser visitado.
Perto de 4.000 vestígios humanos, entre dentes, falanges, fragmentos de mandíbula e outros ossos de pequena dimensão, já foram encontrados, desde 2015, nas escavações realizadas no Abrigo da Buraca da Moira, localizado na Boa Vista, Leiria, onde, até ao final do mês, decorre mais uma campanha arqueológica. Este domingo, dia 24, o local estará aberto à visita, permitindo à população acompanhar de perto os trabalhos em curso.
Telmo Pereira, arqueólogo e investigador da Universidade Autónoma de Lisboa e do Politécnico de Tomar, explica que a campanha deste ano permitiu, até ao momento, aumentar a profundidade da escavação em mais de 60 centímetros - já foi possível chegar a dois metros - e, consequentemente, recuar no tempo.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.