Sociedade

Já são 10 os municípios no distrito de Leiria que dão desconto no IRS

9 jan 2020 01:01

Imposto vale 16,9 milhões de euros para as autarquias da região. Ainda há 6 que aplicam a taxa máxima

ja-sao-10-os-municipios-no-distrito-de-leiria-que-dao-desconto-no-irs
Em Leiria é aplicado o limite máximo: 5%
Ricardo Graça/Arquivo

Na próxima declaração de IRS, a entregar entre 1 de Abril e 30 de Junho de 2020, referente aos rendimentos de 2019, os contribuintes com residência fiscal nos concelhos de Alcobaça, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Óbidos, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós têm desconto, isto é, usufruem de um benefício suplementar que lhes permite pagar menos imposto ou receber um reembolso maior, conforme a situação perante o Fisco.

Na Batalha e em Pombal, o abatimento (1%) é concedido pela primeira vez. Em Porto de Mós, está mais gordo, de 0,25% para 1%.

Na prática, um agregado familiar ou pessoa singular com uma colecta líquida de, por exemplo, 10 mil euros, depois de aplicadas todas as deduções, a residir num município que fixa a taxa de participação no IRS em 4%, ou seja, que abdica de 1% da receita do imposto, tem um ganho aproximado de 100 euros, no acerto de contas com a Autoridade Tributária.

O valor exacto para cada caso encontra-se na demonstração de liquidação de IRS, na linha benef&iac

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ