Sociedade

Já se sabe o resultado da votação no Orçamento Participativo de Leiria

12 out 2022 15:14

Houve mais 1184 votos do que no ano passado

ja-se-sabe-o-resultado-da-votacao-no-orcamento-participativo-de-leiria
União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista voltou a conseguir eleger um projecto
DR

A União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista voltou a conseguir eleger um projecto para ser executado no âmbito do Orçamento Participativo de Leiria.

A campeã dos orçamentos participativos neste município conseguiu 771 votos e 209 mil euros para a Beneficiação do Jardim de Infância de Santa Eufémia, à frente de outras cinco propostas.

Este ano, segundo a autarquia, houve um total de 2354 votos, perfazendo mais 1184 do que no ano passado.

Catarina Louro, vereadora com o pelouro da Participação Cidadã, diz estar satisfeita "com a participação de todos os munícipes que se envolveram nesta edição do Orçamento Participativo, votando nas propostas que mais apreciaram”.

A autarca acrescenta que “este é um processo que tem vindo a ser continuamente melhorado e também por isso o número de propostas apresentadas e de votos tem crescido de edição para edição”. 

Quanto aos resultados da votação, na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta 26 – Formações intensivas de psicologia positiva aplicada ao contexto escolar, no valor estimado de 103.320 euros, recebeu 95 votos, tendo a ideia 12 – Estacionamento para bicicletas na Avenida Heróis de Angola, com um orçamento previsto de 15.000 euros, ficado em segundo lugar com 12 votos.

Já na tipologia “Jovem”, estavam a concurso três propostas: a 21 – Pequenos Grandes Embaixadores (10.885,50 euros), a 32 – Bajouca: Meio Século a Construir o Futuro (10 mil euros) e a 10 – Intervenção artística na passagem artística da Via Polia (25.000 euros), que arrecadaram 60, 39 e 21 votos respectivamente.

Os valores máximos totais atribuídos a cada uma destas tipologias (417.999,35 e 208.999,68 euros) não foram alcançados pelos montantes previstos das propostas, pelo que todas serão incluídas no orçamento da Câmara Municipal do próximo ano.

Já a tipologia “Material” contou com dez propostas a votação, mas apenas a proposta 29 – Beneficiação do Jardim de Infância de Santa Eufémia será executada, por ter sido a mais votada e por esgotar o “plafond” destinado a esta tipologia (208.999,68 euros).

"Serão assim aplicados 373.205,18 euros dos 835.998,71 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano. Em 2022, foi apresentado um total de 36 propostas, tendo o júri admitido 15 para votação, após verificação do cumprimento das Normas de Participação, nomeadamente a incidência sobre património do Município, a incompatibilidade com os apoios do PRO Leiria, a legitimidade dos proponentes ou a apresentação de estimativas orçamentais, entre outros. O Orçamento Participativo tem como objectivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população", refere a autarquia em comunicado.