Desporto

João Almeida escolhido para representar Portugal nos Jogos Olímpicos

8 jun 2021 12:06

Ciclista de Caldas da Rainha vai estrear-se aos 22 anos na mais importante competição desportiva do planeta

joao-almeida-escolhido-para-representar-portugal-nos-jogos-olimpicos
Ciclista de A-dos-Francos tem tudo uma temporada repleta de grandes resultados
Wout Beel/Deceuninck-Quick Step

O seleccionador nacional de ciclismo de estrada escolheu João Almeida com um dos dois corredores que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos, que vão realizar-se em Tóquio, Japão, entre 23 de Julho e 8 de Agosto.

Além do ciclista de A-dos-Francos, que foi sexto classificado no Giro de Itália, José Poeira optou por Nelson Oliveira. Pelas regras dos Jogos Olímpicos, os dois terão de competir tanto na prova de fundo como no contra-relógio.

“Se os Jogos fossem no ano passado não tinha a expectativa de estar presente, mas foram adiados. Com os resultados que tenho apresentado, comecei a pensar que poderia ter uma possibilidade. Felizmente fui escolhido e acho que vai ser uma grande experiência. Estou muito entusiasmado para meter os dorsais na camisola de Portugal nesta competição”, diz João Almeida, que já se começou a preparar.

“Estive a analisar o percurso. Já percebi que é muito duro, adaptando- se às características dos ciclistas portugueses. Somos só dois, o que nos coloca em desvantagem relativamente a outras selecções, mas estou confiante de que vamos estar na luta por bons resultados.”

Os dois ciclistas têm a prova de fundo marcada para 24 de Julho. O contra-relógio individual será a 28 de Junho

“Os percursos adequam-se aos nossos corredores, mas falta saber que adversários teremos e em que condições se apresentarão. Ambicionamos, pelo menos, o Diploma Olímpico (oito primeiros), sabendo que no contra-relógio esse é um objetivo realista para o Nelson e para o João, dado que o percurso é muito exigente, favorecendo os portugueses em relação aos contra-relogistas com características de roladores”, explica o seleccionador nacional.