Desporto

João Almeida, o rei de um pelotão com mais talento no distrito de Leiria

30 out 2020 10:47

A extraordinária prova do ciclista de Caldas da Rainha tem o potencial de atrair novos praticantes. Actualmente, há 594 atletas da região e 23 clubes filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo

joao-almeida-o-rei-de-um-pelotao-com-mais-talento-no-distrito-de-leiria
João Almeida brilhou na montanha na estreia no Giro (foto: Deceuninck-Quick Step)
Deceuninck-Quick Step

Ponderado, humilde e trabalhador, o pantera rosa João Almeida, 22 anos, regressa a casa em A-dos-Francos com a melhor classificação de sempre de um português na Volta a Itália – em 103 edições do Giro – e o estatuto de figura maior do ciclismo luso que o coloca como ídolo de um imenso pelotão de praticantes que anseiam por um líder capaz de perseguir Joaquim Agostinho.


Em Portugal e no distrito de Leiria, a que ele, mas também Rúben Guerreiro, rei na montanha, estão ligados.

Segundo dados oficiais, existem 594 atletas com residência no distrito de Leiria filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo, número que inclui amadores e profissionais em todas as idades e disciplinas de estrada e todo o terreno. Correspondem a 3,6% dos 16.485 filiados em Portugal.

Para eles, o quarto lugar à geral de João Almeida no Giro (pela Deceuninck–Quick-Step) é um ponto de viragem, para melhor, num desporto popular, amado pelos portugueses sobretudo na subida à Torre, a viver órfão de mediatismo nos intervalos das proezas de José Azevedo (quinto no Giro em 2001), Sérgio Paulinho (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004) e, mais recentemente, Rui Costa (campeão do mundo de estrada em 2013, vencedor de etapas no Tour, terceiro no ranking UCI de 2014) e Nelson Oliveira (uma etapa na Vuelta em 2015).

Entre os novos valores com raízes no distrito de Leiria encontram-se, além de João Almeida, do concelho de Caldas da Rainha, os nomes de Guilherme Mota, da Caranguejeira, Leiria, que aos 20 anos corre pela equipa profissional Kelly Simoldes UD Oliveirense e que tem no currículo vários títulos nacionais, entre eles o de campeão português de sub-23 no contra-relógio em 2020, sucedendo, precisamente, a João Almeida; também André Domingues, 18 anos, da Gândara, Leiria, igualmente da Kelly Simoldes UD Oliveirense, actual campeão de rampa e primeiro na Volta a Portugal de juniores em 2019, ainda Pedro José Lopes, de Monte Redondo, Leiria, 21 anos, agora nas fileiras da Kelly Simoldes UD Oliveirense, primeiro na Taça de Portugal de juniores em 2017, ou o promissor António Morgado, de Caldas da Rainha, ciclista da Anipura GDM Escola Alexandre Ruas, já este ano campeão nacional de fundo e de contrarrelógio em cadetes.

Telefonemas para Alcobaça
O inesperado desfecho do Giro em 2020 abre “uma oportunidade de ouro”, afirma Joaquim Marques, presidente do Alcobaça Clube de Ciclismo (ACC), onde Rúben Guerreiro (natural do Montijo) finalizou o percurso de formação e se sagrou campeão nacional de estrada n

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ