Sociedade

João Carlos Barreiras Duarte é quinto na lista do PSD

8 dez 2021 09:31

Lista de candidatos a deputados por Leiria, aprovada esta noite pelo Conselho Nacional do PSD. O ex-autarca do Bombarral é uma das novidades na lista pelo distrito.

joao-carlos-barreiras-duarte-e-quinto-na-lista-do-psd
João Carlos Barreira Duarte regressa à lista de candidatos a deputados
Maria Anabela Silva

Ex-autarca do Bombarral e antigo deputado, João Carlos Barreiras Duarte é a surpresa da lista do PSD pelo distrito de Leiria às eleições legislativas, marcadas para o dia 30 de Janeiro.

A lista de candidatos do PSD aos vários circulos eleitorais do País foi aprovada, esta noite, em reunião do Conselho Nacional do partido.

João Carlos Barreiras Duarte, administrador e consultor de empresas, surge na quinta posição, um dos lugares elegíveis, numa lista que, tal como já foi anunciado, será liderada por Paulo Mota Pinto, jurista e recém-eleito presidente da Assembleia Municipal de Pombal.

Na segunda posição surge Hugo Oliveira, deputado e presidente da distrital do partido, que repete o lugar que ocupou em 2019.

As posições seguintes são ocupadas por Olga Silvestre (Porto de Mós) e João Marques (Pedrógão Grande), eleitos deputados nas últimas legislativas, que se têm mantido fiéis a Rui Rio.

De acordo com a lista por Leiria aprovada pelo Conselho Nacional do PSD, Célia Freire, vereadora em Ansião, ocupa o sexto lugar, à frente de Álvaro Madureira, também vereador e presidente da concelhia de Leiria do PSD.

No círculo eleitoral de Santarém, tal como o JORNAL DE LEIRIA já tinha avançado, João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém e da distrital do PSD, vai ser o número dois da lista.

A lista completa do PSD por Leiria

1 - Paulo Mota Pinto 

2 - Hugo Oliveira (Caldas da Rainha)

3 - Olga Silvestre (Porto de Mós)

4 - João Marques (Pedrógão Grande)

5 - João Carlos Barreira Duarte (Bombarral)

6 - Célia Freire (Ansião)

7 - Álvaro Madureira (Leiria)

8 - João Santos (Pombal, indicado também pela JSD)

9 - Sofia Carreira (Leiria, indicada pelos TSD)

10 - Alda Carvalho (Castanheira de Pera)

Suplentes:

Filipe Sales (Peniche)

Jéssica Silva (Óbidos)

Tânia Oliveira (Batalha)

Luís Filipe Silva (Figueiró dos Vinhos)

Carlos Caetano (Marinha Grande)

 

Eurico Brilhante apontado para segundo na lista do PS

 

Do lado do PS, António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, será a escolha de António Costa para liderar a lista por Leiria. O governante reúne também o consenso no distrito. Foi, aliás, o nome pedido pela Federação Distrital e pelos presidentes de câmara eleitos pelo partido. Como número dois, a proposta saída da reunião do secretariado da Federação e que vai ser votada esta quinta-feira pela Comissão Política Distrital, apresenta o nome de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacional. Naquela proposta, seguem-se os nomes de Sara Velez, actual deputada, de Caldas da Rainha, e Salvador Formiga, chefe de gabinete de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré e da federação. Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, o número cinco indicado pelo secretariado será Jorge Gabriel, do Bombarral, que ocupou o lugar de deputado deixado vago pela saída de Raul Castro para a Câmara da Batalha.