Desporto
João Ferreira vence Baja Aragón na estreia oficial com a Toyota
O piloto de Leiria foi autor da vitória pela margem mais curta de sempre da história desta prova espanhola

Foram apenas dois segundos que separaram João Ferreira do multicampeão mundial Nasser Al-Attiyah no pódio da Baja Aragón, mas a vitória pendeu mesmo para o piloto de Leiria.
A estreia oficial de João Ferreira ao volante do Toyota GR Hilux T1+ EVO aconteceu numa das provas mais emblemáticas do calendário internacional de todo-o-terreno e o automobilista venceu pela margem mais curta de sempre na história desta prova espanhola, ao terminar a prova em 5:50.39,06 horas.
Após a conquista do prólogo, na sexta-feira, Ferreira terminou a prova de sábado na segunda posição, a 13,1 segundos do líder, mesmo ao sofrer um furo logo no início da primeira especial. A necessidade de recuperar tempo no último sector selectivo levou João Ferreira e Filipe Palmeio, o seu navegador, a aplicar um ritmo forte na segunda metade da especial, estratégia que os catapultou para o 1.º lugar.
“Foi uma corrida extraordinária, uma verdadeira batalha do primeiro ao último quilómetro. Sabíamos que seria difícil bater o Nasser, mas nunca deixámos de acreditar. Esta vitória é o resultado de muito trabalho, dedicação e de uma equipa fantástica que me deu um carro perfeito até ao fim”, sublinhou o piloto da Toyota Gazoo Racing South Africa e SVR.
Numa altura em que ainda se está a adaptar ao carro e à nova equipa, João Ferreira confessa que este resultado o deixou “muito feliz”.