Viver

João Pedro Coutinho inaugura exposição no próximo sábado, no Museu Joaquim Correia

1 fev 2023 15:21

"São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia" ficará patente até 30 de Junho

joao-pedro-coutinho-inaugura-exposicao-no-proximo-sabado-no-museu-joaquim-correia
Utilizando o registo gráfico do Urban Sketching, a exposição toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel
DR

A exposição São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia, da autoria de João Pedro Coutinho, será inaugurada no próximo sábado, dia 4 de Fevereiro, pelas 15 horas, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande.

"São Pedro de Moel sempre exerceu um fascínio sobre vários artistas das mais diversas áreas, que aí residiram ou passaram temporadas. Um dos mais ilustres desses artistas foi o escultor Joaquim Correia", realça a Câmara da Marinha Grande.

"Esta exposição, utilizando o registo gráfico do Urban Sketching, toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel, assim como os seus espaços de eleição e os locais e enquadramentos que também desenhou e pintou", prossegue o município.

João Pedro Coutinho, nascido em 1977, é arquitecto, formado em Arquitectura de Planeamento Urbano e Territorial, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Viveu e cresceu na Marinha Grande, onde completou todos os níveis de ensino até ingressar no ensino superior, em 1995, altura em que se mudou para Lisboa.

Iniciou a carreira profissional como arquiteto, em 2002. Em 2009, mantendo sempre a sua atividade principal como arquitecto, voltou a aproximar-se do desenho, participando em várias formações e cursos na área da ilustração e desenho. É membro da associação Urban Skechers Portugal, desde 2018.

Em 2020, após 25 anos em Lisboa, regressou à zona centro, vivendo em Fátima desde o início do primeiro confinamento geral.

No final de 2021, publicou a sua primeira obra de ilustração infantil, Os dias de um traço, texto de Dora Rosa, através da editora Tigre de Papel.

No início de 2022, realizou a sua primeira exposição individual, a convite da Câmara Municipal de Ourém, que esteve patente ao público no Posto de Turismo de Fátima, de 18 de Fevereiro a 18 de Abril.

A exposição São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia fica patente de 4 de Fevereiro a 30 de Junho, podendo ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas (últimas entradas às 12:30 e 17:30 horas).