Desporto

João Pedro Fontes e Inês Ponte vencem o Rali Vidreiro 2022

9 out 2022 15:56

A 'acelerar em casa', Armindo Araújo celebrou o título nacional garantido antecipadamente e Rafael Cardeira coleccionou mais um pódio nacional

Pódio absoluto
Pódio absoluto
FPAK

José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3) repetiram a festa de edições anteriores e consolidaram o segundo lugar nacional ao vencer o Rali Vidreiro 2022, última prova do Campeonato de Portugal de Ralis disputada esta sexta-feira e sábado, na Marinha Grande e na região. 

A 'acelerar em casa' e com o título de campeão nacional garantido antecipadamente, Armindo Araújo foi o mais rápido mas não triunfou nesta prova devido a uma penalização.

Ao volante do Skoda Fabia Rally 2 com Luís Ramalho, o piloto natural de Santo Tirso que mora na Marinha Grande foi penalizado em quatro minutos no final da etapa do primeiro dia devido a um erro no controlo horário, acabando a prova em oitavo lugar, a 3.57,2 minutos do vencedor. 

"Chegamos aqui já com o título e queríamos fazer a festa final com uma vitória. Após a penalização que nos foi aplicada, que discordamos e reclamamos, não baixamos os braços e mesmo partido de uma posição menos favorável conseguimos ser mais rápidos que todos os nossos adversários. A nossa exposição dos factos não foi acedida e, por isso, não aparecemos no topo da classificação geral. Para nós, este resultado tem claramente o sabor de uma vitória”, afirmou Armindo Araújo.

Na classificação geral, a dupla de Bruno Magalhães e Carlos Magalhães (Hyundai i20) ficou em segundo, a 7,1 segundos do vencedor.

Miguel Correia e Jorge Carvalho (Skoda Fábia) agarraram o terceiro lugar, a 48,1 segundos do líder. 

Apesar de não estarem a pontuar para o Campeonato Portugal de Ralis, Bernardo Sousa e Victor Calado garantiram o quarto lugar, depois de um furo na recta final da prova. 

O quinto lugar foi fechado por Paulo Meireles e Marco Gonçalves. 

Na categoria duas rodas motrizes, a vitória foi celebrada por Ricardo Sousa e Luís Marques. Rafael Cardeira, piloto da Marinha Grande, festejou o segundo lugar da prova e mais um pódio nacional. 

No FPAK Júnior Team, a conquista foi assinada por Gonçalo Henriques e António Santos. 

O Rallye Vidreiro - Centro de Portugal Marinha Grande é organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande. A edição 2022 contou com 82 equipas inscritas, várias das quais de pilotos do concelho e da região. A prova arrancou e terminou em São Pedro de Moel, contou com uma super-especial na Marinha Grande e acelerou pelas estradas de Alvaiázere, Maçãs de Dona Maria e Amor (Leiria).