Viver

João Pedro Mésseder, Lauren Mendinueta e António Carlos Cortez apresentam em Leiria o novo número da Acanto

20 jan 2023 08:59

Está prevista a intervenção através de videochamada de dois autores estrangeiros: Arthur Sze e Carol Moldaw

joao-pedro-messeder-lauren-mendinueta-e-antonio-carlos-cortez-apresentam-em-leiria-o-novo-numero-da-acanto
A revista de poesia Acanto chega ao sexto número
DR

O número seis da revista de poesia Acanto, que inclui quase 30 autores, é apresentado no domingo, 22 de Janeiro, no Teatro Miguel Franco, durante uma sessão com início às 16 horas.

António Carlos Cortez (professor, poeta, crítico literário e ensaísta), João Pedro Mésseder (professor universitário, poeta e investigador) e a colombiana Lauren Mendinueta (poeta, ensaísta e tradutora) ficarão responsáveis pela apresentação.

Está prevista a intervenção, através de videochamada, de Arthur Sze e Carol Moldaw, ambos norte-americanos.

No número seis da Acanto, participam Allison Adelle Hedge Coke, Anabel Torres, Arthur Sze, Carlos Fernandes, Carol Moldaw, Emma Fondevila García, Emilio Muñiz Castro, Jéssica Iancoski, João-Paulo Esteves da Silva, João Pedro Mésseder, João Rasteiro, Leonor Hipólito, Luz Helena Cordero, Maria Celeste Alves, Maria de los Ángeles Ludeña Martín, María Gómez Lara, Maria João Cantinho, Nuno Júdice, Ozias Filho, Romeu Foz, Sofia Sampaio, Vicente Araguas, Vijay Seshadri e Yirama Castaño, além de Carla de Sousa, Jorge Manuel e Leonor Hipólito, nas áreas de fotografia e ilustração.

Está anunciada a leitura de poemas publicados nesta edição pelos autores presentes e um momento poético-musical a cargo do saxofonista francês Edouard Rambourg e do guitarrista português Nuno Rocha.

A revista, que conta com uma versão online, tem recebido do Município de Leiria apoio logístico e financeiro para a sua manutenção, distribuição e divulgação.

Em 2023, deverão ser lançados mais dois números, um deles em Abril durante o festival de poesia Ronda, que se realiza em Leiria.

De periodicidade trimestral em 2021, a Acanto passou a semestral em 2022, é dirigida por Paulo José Costa e assume-se como publicação aberta a textos poéticos, mas também de ensaio, recensão, investigação literária e artística, de autores já consagrados, ou de estreantes, locais, nacionais e internacionais.

O núcleo editorial é constituído por Paulo José Costa, Maria Celeste Alves, Luís Vieira da Mota, Carlos Fernandes e Paulo Fuentez, sendo oficialmente edição e propriedade da editora Hora de Ler, de Leiria.