Sociedade

João Salgueiro aposta no desenvolvimento económico e apoio social

28 mar 2021 10:46

Candidato do PS à Câmara de Porto de Mós considera que actual executivo cumpriu um mandato "para esquecer"

joao-salgueiro-aposta-no-desenvolvimento-economico-e-apoio-social
João Salgueiro está de regresso à luta política
Ricardo Graça/Arquivo

“Se visse que o actual executivo estava a fazer um mandato, pelo menos, razoável não me candidatava, mas foi um mandato para esquecer”, afirmou hoje João Salgueiro, cujo nome foi aprovado na sexta-feira à noite na Comissão Concelhia Política do PS como candidato à Câmara de Porto de Mós.

O ex-autarca, que deixou a câmara há quatro anos devido à lei de limitação de mandatos, avança que pretende voltar a colocar “Porto de Mós na linha da frente” no desenvolvimento económico, como chegou a estar no seu tempo, sem esquecer o apoio social, sobretudo, neste momento de pandemia da Covid-19.

João Salgueiro referiu ainda que foi com "muito agrado" que viu o seu nome ser aprovado. " As pessoas que me têm encontrado têm-me deixado o desafio para voltar à câmara. Nem sempre é fácil dizer que não."

Recordando como deixou Porto de Mós, quando foi presidente, o candidato referiu que o concelho estava "em quarto lugar no prazo de pagamentos e em terceiro no rácio do índice de importações/exportações do distrito de Leiria, entre 16 concelhos".

"Obtivemos o 17.º lugar da boa governação e agora Porto de Mós está na 308.º posição. Tudo isto se perdeu", lamentou.

O candidato admitiu que a situação do concelho e o desafio da população lhe deu “força e muita vontade” para “inverter o que tem sido feito”.

“Pretendo retomar o crescimento económico do concelho. Estávamos na linha da frente na captação de empresas para a zona industrial. Deixei pronta a ampliação e só agora é que foi colocada uma placa a anunciar. Para crescer, Porto de Mós, que está num dos melhores nós rodoviários, precisa de lotes. É preciso dinamizar a zona industrial”, sublinhou.

João Salgueiro recordou ainda a negociação que conseguiu fazer com o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e com a Assimagra para “garantir a continuidade da extração de pedra”.

“Hoje essas empresas de pedra estão bem.”

Além do apoio às empresas, João Salgueiro reconhece que a pandemia obriga a um olhar atento à população. “Uma das coisas que pretendo fazer é reabrir a loja social para a distribuição de bens alimentares, com rigor, a quem precisa.”

João Salgueiro prometeu ainda sentar-se à mesa com a Fundação Batalha de Aljubarrota e com a população para chegar a um entendimento sobre o Campo Militar de são Jorge.

“Queremos glorificar e dignificar o campo militar, mas com respeito pelas pessoas que ali vivem.” Revelando que a economia e o apoio social são as suas prioridades, o candidato socialista afirmou estar acompanhado de pessoas com capacidade para desenvolver projetos nessa área.

O ex-autarca tem 68 anos e está aposentado. A sua atividade profissional estava ligada a projetos de construção civil, engenharia e arquitectura.

“Não posso acumular a reforma, pelo que vou optar por receber a pensão, mesmo sendo um pouco menos. O valor que iria receber enquanto presidente da câmara vou atribuí-lo integralmente à loja social”, revelou.

João Salgueiro foi presidente da Câmara de Porto de Mós durante três mandatos. O primeiro como independente e os dois seguintes já filiado no PS.

Antes, foi vereador durante 12 anos eleito pelo PSD.