Sociedade

Jorge Abreu concorre ao último mandato como presidente de Câmara de Figueiró dos Vinhos

28 mar 2021 16:45

Autarca quer garantir o desenvolvimento do concelho, ultrapassado que está o saneamento financeiro

jorge-abreu-concorre-ao-ultimo-mandato-como-presidente-de-camara-de-figueiro-dos-vinhos
Jorge Abreu quer travar êxodo de jovens com a criação de postos de trabalho
Ricardo Graça/Arquivo

O nome de Jorge Abreu foi aprovado por "unanimidade" na última reunião da Comissão de Concelhia Política do PS para se recandidatar à Câmara de Figueiró dos Vinhos, nas próximas eleições autárquicas, naquele que será o seu último mandato, caso seja eleito.

O autarca afirmou que “podendo dar continuidade ao projecto de desenvolvimento do concelho”, “não seria justo” não se submeter de novo ao sufrágio dos munícipes, que “decidirão o que entenderem”.

“É uma questão de coerência e também de responsabilidade”, salientou, recordando que esta é uma “altura crucial”, sobretudo para os concelhos do interior, por causa da “chamada bazuca”.

Jorge Abreu, 56 anos, lembrou que os primeiros seis anos dos seus dois mandatos foram dedicados a “liquidar um saneamento financeiro de um milhão por ano”, que herdou do passado.

“Isso limitou muito o desenvolvimento, quer a nível de criar infraestruturas quer a nível empresarial, para captar empresas e conseguir criar postos de trabalho para fixar pessoas”, constatou, ao salientar que um dos objectivos é conseguir “estagnar o êxodo da população jovem” e “depois tentar que regressem, através da criação de postos de trabalho”.

“Só depois de conseguirmos ultrapassar a fase do endividamento é que conseguimos ir ao encontro das perspectivas dos figueiroenses, como a baixa de impostos. Já conseguimos ter o IMI [Imposto Município sobre Imóveis] no mínimo permitido por lei”, anunciou.

O candidato tem como principal objectivo o “desenvolvimento de Figueiró dos Vinhos” nas várias vertentes, incluindo o sector turístico.

Considerando que o executivo já conseguiu uma “base sólida”, o autarca revelou que tem conseguido captar cada vez mais empresas e projectos “extremamente significativos”, que irão “criar muitos postos de trabalho”.

Dinamizar o concelho e servir a população são os seus objectivos frisou, ao adiantar que “era mais cómodo” regressar à sua atividade profissional.

Sinto que tenho responsabilidade para com a população. O que me move a mim e à minha equipa é o interesse da região, em particular, o de Figueiró dos Vinhos. Queremos desenvolver este concelho”, insistiu.

Jorge Abreu revelou ainda que irá manter a sua equipa e a maioria dos cabeças-de-lista à Assembleia Municipal e juntas de freguesia. “Apenas o presidente da junta de Aguda não se pode recandidatar por limitação de mandatos”, disse.

Se for eleito como vereador, o candidato garantiu que a sua postura não se assemelhará à do PSD.

O candidato do PSD às eleições autárquicas é Luís Filipe Silva.

“Têm tido uma posição de crispação, pouca colaboração e sempre a denegrir a imagem dos figueiroenses e do nosso executivo. Se ficarmos na oposição, os figueiroenses podem contar com a nossa colaboração”, prometeu.