Sociedade

Jovem de Alqueidão da Serra expõe trabalhos em Paris

11 fev 2018 00:00

Sara Vieira integra duas mostras na cidade-luz.

jovem-de-alqueidao-da-serra-expoe-trabalhos-em-paris-8099

Formou-se em artes plásticas pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), mas acabou por rumar a Paris, com a “ambição de estabelecer” a sua carreira artística. Sara Vieira, de 29 anos, chegou à capital francesa há cerca de um ano.

Desde então, a jovem, natural de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, tem vindo a estabelecer contactos com galerias, curadores e fundações.

E os primeiros resultados já surguiram. A artista tem uma obra sua exposta na Galeria Artery Prague's e está a participar no projecto Thoughts Become Art - Hong Kong, do qual resultará uma instalação que integrará todos os trabalhos presentes.

Na Galeria Artery Prague's, Sara Vieira integra a exposição Heart for Heart's Sake, que ficará patente até dia 24 deste mês, com uma obra intitulada EXPLOVE, que combina várias técnicas, desde a pintura e o desenho, passando pela colagem e pela costura.

Em relação ao projecto Thoughts Become Art - Hong Kong, a jovem de Porto de Mós participa com uma peça a que deu o nome de PULSAR. "O Thoughts Become Art explora o surgimento de uma nova categoria no campo da arte contemporânea - 'arte teórica' -, com a comunicação de ideias altamente complexas, muitas vezes científicas e inovadoras através de formas artísticas de expressão”, explica.

Sara Vieira refere ainda que, na presente edição, o projecto prevê, pela primeira vez, que as obras participantes  sejam expostas numa “instalação dinâmica colaborativa, cujo objectivo e propósito é gerar um impulso que inspire as pessoas de todo o mundo a enviar o seu amor”.

Depois de concluir a licenciatura, terminada em 2009, Sara Vieira realizou uma formação em iconografia da arte na Université Populaire Neuchateloise, na Suíça. Fez depois um mestrado em educação artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, frequentando também o mestrado em gestão cultural, na ESAD.CR.

Presentemente, está a participar na formação e-learning L’art Moderne et contemporain en 5 gestes da L’École Centre Pompidou, em Paris.