Sociedade

Jovem de Pombal está entre as vítimas do acidente em França (Actualizada)

26 mar 2016 00:00

Emigrante era da freguesia de Pombal

jovem-de-pombal-esta-entre-as-vitimas-do-acidente-em-franca-actualizada-3537

Uma das 12 vítimas mortais do acidente que ocorreu perto de Lyon, em França, é do concelho de Pombal. Segundo o Jornal de Leiria apurou, a jovem tem 17 anos e é natural da freguesia de Pombal .

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, já lamentou a morte da jovem, vítima da colisão entre a carrinha que seguia e um veículo pesado, perto de Lyon, em França. 

Diogo Mateus, que teve conhecimento da morte da mulher pela comunicação social, disse que "a perda de uma pessoa é sempre uma consternação e, ainda mais, num momento em que viaja para estar com a família, numa época como esta", adiantou, considerando ser triste para os entes "estar à espera de alguém de quem se gosta muito" e receber a notícia da sua morte. 

O autarca garantiu que o "município vai acompanhar a dor da família e saber mais informações", disponibilizando-se para "mobilizar os meios que forem necessários, complementando aqueles que as autoridades já oferecem".

Os 12 emigrantes portugueses que morreram quinta-feira à noite eram dois homens, que tinham morada em Oliveira de Azeméis, um em Castelo de Paiva, um em Trancoso, um em Arouca, uma jovem em Pombal, existindo ainda um casal de Sernancelhe, e uma família (um casal e uma filha) e um homem, de Cinfães. 

Os 12 portugueses, com idades entre os sete e os 63 anos, morreram na sequência de um choque frontal entre a carrinha em que seguiam e um veículo pesado, cerca das 23:45 de quinta-feira, na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins (centro). 

O único sobrevivente dos 13 passageiros da carrinha é o condutor, um jovem de 19 anos, também português, que foi hospitalizado em estado de choque. 

O procurador público de Moulins, Pierre Gagnoud, anunciou que as autoridades vão averiguar se a carrinha, com capacidade até seis passageiros segunda a marca, tinha condições para transportar 13 pessoas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e os primeiros-ministros português, António Costa, e francês, Manuel Valls, expressaram condolências às famílias das vítimas, que viajavam da Suíça para passarem a Páscoa em Portugal.

Agência Lusa/Jornal de Leiria