Sociedade

Jovens de Pombal ganham vantagens com cartão municipal

17 jun 2022 17:05

Câmara associa-se à Movijovem

jovens-de-pombal-ganham-vantagens-com-cartao-municipal

Os jovens com idades entre os 12 e os 29 anos que adquirirem o cartão jovem municipal de Pombal passam a ter acesso a milhares de vantagens a nível local, nacional e internacional.

O Município de Pombal apresentou hoje o cartão jovem municipal, numa associação com a Movijovem, que irá permitir aos cidadãos do concelho beneficiar de descontos. “Vamos avançar com o cartão jovem municipal, integrado numa estratégia que pretende envolver as novas gerações no desenvolvimento do concelho”, explica Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal, que deu, assim seguimento a uma proposta da Juventude Socialista aprovada no Conselho Municipal da Juventude.

Pedro Pimpão reforça que esta medida insere-se num conjunto de iniciativas que está a desenvolver. “Há um conjunto vasto de vantagens que queremos associar a este cartão jovem municipal, precisamente para dar o sinal muito importante de que queremos fixar jovens no nosso concelho. Queremos que os jovens sintam que têm oportunidade para desenvolver os seus projetos de vida em Pombal.”

Segundo o autarca, os jovens detentores do cartão,que custa dez euros, “passam a ter acesso às quatro mil vantagens a nível nacional que já existem protocoladas com a Movijovem-Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, que gere o cartão jovem, e aos 40 mil descontos de várias entidades que existem a nível europeu”.

“Vamos adicionar algumas vantagens também à escala local, quer em eventos culturais, workshops ou acções de formação promovidos pelo município”, entre outros.

Os jovens poderão ainda vir a ter acesso a “outras condições, nomeadamente ao nível de taxas e licenças, como licenciamentos de obras particulares para jovens que queiram investir ao nível da habitação”, após a alteraçaõ do regulamento municipal deste sector.

Também terão vantagens na utilização do Pombus e do Pombike.

“A partir agora, um jovem que adquira o cartão jovem municipal tem logo acesso directo a todas as vantagens do cartão jovem nacional e municipal”, reforça o presidente.

Pedro Pimpão destacou a importância que pretende dar aos jovens do concelho, informando que já lançou o Programa Jovem Autarca e o Orçamento Participativo Jovem, que estão a decorrer.

“Aproveitámos esta Semana da Juventude, uma semana em que temos uma Feira de Emprego e Formação Profissional e várias actividades desportivas e culturais, para lançar este cartão jovem municipal e recolher os contributos dos jovens, nomeadamente de vantagens que possamos adicionar a este cartão jovem municipal”, informa.

O autarca convida os jovens do Município de Pombal a associarem-se a esta iniciativa, para que também façam chegar os seus contributos no sentido da autarquia “melhorar ao máximo este instrumento, que é mais uma ferramenta de trabalho nesta estratégia mais alargada de fixação de jovens no território”.